-
sim
é isso que a norma diz, quem segue a norma tem produtos de qualidade, a norma não recomenda uma coisa à toa...
Ela pede isso porque é o lançamento do concreto em quedas livres > que 2 m fazem que a brita se concentre mais no fundo e na parte superior da pilar teríamos argamassa (isso é muito sério porque afetaria diretamente no desempenho estrutural). Outro objetivo dessa abertura (que também é chamada de cachimbo) é para ver se antes de lançar o concreto não tem poeira, não tem excesso de água, se a fôrma que o carpinteiro fez está bem fechada, se o painel do compensado está danificado e etc...
:)
-
A NBR 14931 fala em cuidados especiais para alturas de queda livre acima de 2,0 metros. Todavia, essa especificação construtiva foi retirada do livro “a arte de edificar”, de Yazigi. Nesse livro é afirmado que, se o pilar tiver mais de 2,5 m de altura, deve-se deixar janela de inspeção para lançamento do concreto em duas etapas. Essa disposição é bem comum em concursos e, apesar da diferença de 50 cm entre a disposição da NBR, também é considerada certa.
-
A NORMA DIZ 2,0, MAS NA PRÁTICA RECOMENDA-SE 2,5M
O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura.
Estes cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2 m, no caso de peças estreitas e altas, de modo a evitar a segregação e falta de argamassa (como nos pés de pilares e nas juntas de concretagem de paredes).
Entre os cuidados que podem ser tomados, no todo ou em parte, recomenda-se o seguinte:
emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com características para bombeamento;
lançamento inicial de argamassa com composição igual à da argamassa do concreto estrutural;
uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação (funis, calhas e trombas, por exemplo).
Fonte: NBR - 14931 - Execução de Estruturas de Concreto
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
Não faz o menor sentido deixar de respeitar uma NORMA pra respeitar um AUTOR
é jurisprudencia da engenharia agora
-
Infelizmente, é preciso existir uma "jurisprudência" para nós sim. Caso contrário, teríamos que lidar com as contradições entre normas, como as que existem entre a 9050 e a 9077. No caso, entretanto, achei exagero da banca, porque o respaldo da norma é mais que suficiente.
-
Galera nao to entendendo a revolta de vcs. Se a norma diz q a partir de 2,0 é necessário a presença de janelas de inspeçao logo com 2,5m tambem será necessário..... A questao nao disse A PARTIR de 2,5!
-
O lançamento do concreto não poder· ser de alturas excessivas. Quando a altura da queda for superior a 2,5 m, medidas especiais terão de ser tomadas para evitar a segregação dos materiais. Dentre elas, destaca-se a abertura de janelas nas formas, que permitem diminuir a altura de lançamento e facilitam o adensamento. (Walid Yazigi - A Técnica de Edificar, 2009)
O engenheiro Paulo Fernando Araújo da Silva recomenda que o concreto aparente tenha slump mínimo de 8 cm (lajes e vigas) e 12 cm (pilares). Para evitar a segregação, além de o lançamento de concreto ter que ser feito a uma altura máxima de 2,5 m, o especialista sugere que haja um treinamento específico com os operários da obra.
http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/81/artigo286269-1.aspx
(SEAD/PA-2005) No que se refere à execuçao de obras de concreto, assinale a opção incorreta.
A) Para condições usuais de construções civis, recomenda-se que a altura de queda do concreto seja inferior a 2,5 m.
GABARITO: CERTO
MAS!!!!
De acordo com o Manual de Obras Publicas - Edificações - SEAP, a queda vertical livre além de 2,0 metros não será permitida. O lançamento ser· contÌnuo e conduzido de forma a não haver interrupÁıes superiores ao tempo de pega do concreto.
Ano: 2013 Banca: Órgão: Prova:
A respeito da concretagem em obras de edificações e do controle tecnológico dos agregados do concreto, julgue os itens subsecutivos.
O lançamento do concreto deverá ser contínuo e conduzido de forma a não haver interrupções superiores ao seu tempo de pega, não sendo tolerada a queda vertical livre do concreto além de dois metros de altura.
GABARITO: CERTO
-
Pois é Jack3d, assim que penso tbm
-
Eu marquei 2m, foi o que aprendi em sala de aula, mas para cespe é 2,5m então já anotei e aceitei.