SóProvas


ID
1776817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (MoreqJUS), julgue o item subsecutivo.

Os requisitos estabelecidos pelo MoreqJUS são classificados em desejáveis, permitindo que o desenvolvedor estabeleça os requisitos obrigatórios.

Alternativas
Comentários
  • Níveis dos requisitos


    Os requisitos foram classificados em obrigatórios e desejáveis — de acordo com o grau de exigência — para que o GestãoDoc desempenhe suas funções. Cada requisito numerado é classificado como:


    � O (Obrigatório) — O requisito é imprescindível.
    D (Desejável) — Podem existir razões válidas em circunstâncias particulares para se ignorar um determinado item, mas a totalidade das implicações deve ser cuidadosamente examinada antes da escolha de uma proposta diferente.

     

    Com relação aos requisitos considerados desejáveis, deve ser observado que um sistema que não inclui determinado item desejável deve estar preparado para interoperar com outro que o inclui, mesmo com o não-atendimento pleno da funcionalidade. De forma inversa, um sistema que inclui um item desejável deve estar preparado para interoperar com outro que não o inclui.

     

    Fonte: Moreq - Jus, página 11.

  • QUESTÃO ERRADA

    ........são classificados obrigatórios e desejavéis.............

  • Segundo o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário - Moreq-Jus, os requisitos  para o funcionamento de um para que o GestãoDoc são classificados em obrigatórios e desejáveis.

    Os requisitos são obrigatórios quando é imprescindível ao funcionamento do sistema.
    Os requisitos são desejáveis quando sua ausência não prejudica o funcionamento eficiente do sistema.

    Portanto no MoReq-Jus, os requisitos são obrigatórios, permitindo que o desenvolvedor estabeleça os requisitos desejáveis.

    Gabarito do professor: Errado