SóProvas


ID
1776916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo

No que se refere à comunicação nas organizações, julgue o item subsequente.

A realização de levantamento de dados é importante para o planejamento do trabalho de comunicação dentro de uma empresa, afinal, por meio de instrumentos como a pesquisa bibliográfica, pode-se estabelecer um diagnóstico inicial.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia, por favor, comentar? Pesquisa bibliográfica para diagnóstico inicial dentro de uma empresa?

  • Marcelo...acredito que pesquisa bibliográfica refere-se ao levantamento de conceitos, informações e autores que possam ajudar a entender uma determinada empresa. Por exemplo...se você vai ser assessor de uma escola e não conhece os processos de aprendizado e didática, comuns neste meio, seria interessante aprender um pouco sobre o assunto para poder desenvolver um projeto bacana de comunicação.

  • Oi, Clarice.

     

    Após suas considerações pensei também em outra coisa: no diagnóstico de Clima Organizacional - pesquisa feita com os funcionários e em diferentes hierarquias para 'sentir' como está a empresa antes de iniciar o planejamento de comunicação. Da forma como comentou, faz sentido a pesquisa bibliográfica, mas acredito que deva ir mais para o lado de pesquisar o ambiente da empresa, mas aí fica pendente a questão da pesquisa bibliográfica. De qualquer forma, obrigado pela contribuição.

  • Penso que "pesquisa bibliográfica" refere-se a sair lendo tudo o que diz respeito à empresa, nos anais da própria empresa inclusive.

    Quando digo "tudo" é pra apontar que "bibliográfico" talvez não se refira exclusivamente a livros, como a palavra sugere - mas também a sites, relatórios, memorandos etc.


    Afinal, a questão fala de "levantamento de dados" para se "estabelecer um diagnóstico inicial."  Ou seja, tomar pé da situação.


    Parece-me que isso só ajudaria um assessor que estivesse chegando numa nova empresa, preocupado em definir rumos.

    "Quando penso no futuro, não esqueço meu passado" (Paulinho da Viola)