SóProvas


ID
1777282
Banca
Aroeira
Órgão
PC-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Para Federico Olóriz Aguilera, “a identificação é o ato mais frequente e elementar da vida social”. São usados os sentidos, a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar no processo de identificação ou coisas. O Estado tem a obrigação de individualizar o cidadão para que possa protegê- lo. No Brasil existem vários documentos que identificam e individualizam as pessoas. Na identificação, o estudo das saliências e reentrâncias impregnadas nas pontas dos dedos é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • letra-c datiloscopia

  • Gabarito: C

    Datiloscopia ou papiloscopia é o processo de identificação humana por meio das , normalmente utilizado para fins . Esta área do conhecimento estuda as  (saliências da ) existentes na  das mãos e na , também conhecida como o estudo das .

    O sistema datiloscópico, criado em 1891 por Juan Vucetich, o qual estudava as impressões digitais ou vestígios deixados pelas polpas dos dedos em objetos ou quaisquer outros lugares em que fosse possível observar tal sinal.

    O sistema datiloscópico de Vucetich foi introduzido na medicina legal brasileira por volta de 1903, representando uma verdadeira mudança nos métodos de identificação, ante sua praticidade, simplicidade, eficiência e segurança nos resultados.

    A eficiência do sistema datiloscópico está intimamente ligada a três fundamentais características:

    a) Perenidade: os desenhos formados nas polpas dos dedos são formados no sexto mês de vida ultra-uterina e perduram até a destruição do ser humano.

    b) Imutabilidade: mesmo diante de queimaduras ou cortes, as cristas papilares não desaparecem, se regenerando sem apresentar qualquer mudança em sua forma.

    c) Variedade: o desenho da polpa dos dedos é diferente em cada ser humano. Até hoje não foram encontradas duas impressões idênticas.