SóProvas


ID
177778
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na linguagem de indexação de um sistema de informação devem estar expressas representações de conceitos que efetivamente encontrem lastro no sistema, evitando-se falsas expectativas nos usuários. Essa característica da linguagem de indexação é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A garantia literária é um conceito introduzido em 1911 por Wyndam Hulme, autor que defendia que a determinação de classes utilizadas em linguagens de indexação não deveria originar-se da classificação do conhecimento, mas das classes existentes na literatura (DODEBEI, 2000).  A garantia literária possui o status de um princípio: nas linguagens de indexação, o vocabulário escolhido para a representação dos assuntos deve ser derivado empiricamente da literatura para a qual pretende-se a representação. Ou seja, a literatura deve ser determinante.

    MOREIRA, Manoel Palhares; MOURA, Maria Aparecida. Construindo tesauros a partir de tesauros existentes: a experiência do TCI - Tesauro em Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.7, n.4, ago. 2006. Disponível em: <http://dgz.org.br/ago06/Art_01.htm>. Acesso em: 15 ago. 2010.

  • Conforme Fujita e Santos (2016, p. 62):

    Garantia Literária (literary warrant) “aspecto que atinge mais diretamente a linguagem de indexação do sistema, de modo a que nela estejam expressas representações de conceitos que efetivamente encontrem lastro no sistema, evitando-se falsas expectativas no usuário” (Guimarães, 2004, p.49).

    Gab. E

    FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; SANTOS, Luciana Beatriz Piovezan dos. Política de indexação em bibliotecas universitárias: estudo diagnóstico e analítico com pesquisa participante. TransInformação, Campinas, 28(1):59-76, jan./abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/K6wKdXKG3pbPVkcLChr7FtL/?format=pdf&lang=pt