SóProvas


ID
1778224
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quando um computador é multiprogramado, muitas vezes há dois ou mais processos no estado de pronto que competem pela CPU ao mesmo tempo. Nesse contexto,

Alternativas
Comentários
  • a) a unidade de controle de interrupções, parte do sistema operacional, escolhe qual processo entrará em execução. 

    Quem escolhe qual processo entrará em execução é o escalonador de processos.


    b) o sistema utiliza o algoritmo de fila duplamente encadeada para escalonar os processos. 

    Exemplos típicos de algoritmos de escalonamento:

    FIFO (First in, first out) ou FCFS (First come, first served): Onde como seu próprio nome já diz, o primeiro que chega será o primeiro a ser executado;

    SJF (Shortest Job First): Onde o menor processo ganhará a CPU e atrás do mesmo formar uma fila de processos por ordem crescente de tempo de execução;

    SRT (Shortest Remaining Time): Neste algoritmo é escolhido o processo que possua o menor tempo restante, mesmo que esse processo chegue à metade de uma operação, se o processo novo for menor ele será executado primeiro;

    Algoritmo Loteria: O Sistema Operacional distribui tokens (fichas), numerados entre os processos, para o escalonamento é sorteado um numero aleatório para que o processo ganhe a vez na CPU, processos com mais tokens têm mais chance de receber antes a CPU.

    Escalonamento garantido: Este algoritmo busca cumprir promessas de alocação de CPU o mais preciso possível.

    RR (Round-Robin): Nesse escalonamento o sistema operacional possui um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU. Com exceção do algoritmo RR e escalonamento garantido, todos os outros sofrem do problema de Inanição (starvation).

    Múltiplas Filas: São usadas várias filas de processos prontos para executar, cada processo e colocado em uma fila, e cada fila tem uma política de escalonamento própria e outra entre filas.


    d) em sistemas em lote, há terminais com usuários esperando por uma resposta rápida, o que requer a utilização de algoritmos com curto intervalo de tempo para cada processo. 

    Em sistemas em Lote, não há terminal com usuários esperando impacientes por uma resposta rápida. Conseqüentemente, algoritmos com longo intervalo de tempo para cada processo em geral são aceitáveis.


    e)quando se usa um algoritmo de escalonamento preemptivo, o processo executa em fatias de tempo chamadas quantum, determinadas pelo usuário.

    Preemptivo: O processo executa em fatias de tempo (quantum) determinado pelo sistema operacional. 



  • Complementando o colega, o gabarito é a letra C.

  • Estranha essa afirmação, pois o processo pode necessitar de I/O

  • Gab. letra C

    Concordo com colega Turetto. Até onde sei, em escalonamentos não preemptivos, o processo executa até terminar, ou até ser bloqueado por necessidade de E/S.
    Alguém teria a referência pra indicar, que refute ou corrobore?

  • Adriano de Souza,

    " O processo somente sai do estado de execução caso termine seu processamento ou execute instruções do próprio código que ocasionem uma mudança para o estado de espera". (Maia)

    O processo não preemptivo não é bloqueado, mas sai voluntariamente para o estado de espera, por exemplo.

    .

    At.te

    Foco na missão