SóProvas


ID
177949
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O cabo par trançado tradicional de categoria 5 é composto de

Alternativas
Comentários
  • Atualmente quando dizemos par trançado está implicito o uso de cabo categoria 5. O par trançado padrão utiliza apenas dois pares de fios, um para a transmissão de dados e outro para a recepção de dados. Acontece que o cabo par trançado possui quatro pares de fios. Portanto, dois não são utilizados.

  • Complementando: Em redes Fast Ethernet são utilizados apenas dois dos quatro pares de fios que tem o cabo UTP cat 5, porém redes Gigabit Ethernet também podem fazer uso deste tipo de cabo, mas necessitam de todos os pares para alcançar as velocidades tipicas desta tecnologia de transmissão.

  • Discordando em parte da Kyslany Santos, as tecnologias 802.3 (Ethernet) tendem a ser retrocompatíveis com seus padrões anteriores, desse modo, o cabo catetgoria 5 (cat5) foi feito para suportar tecnologias Fast e Gigabit Ethernet, mas também pode operar com o ethernet:

    10BASE-T (Ethernet) - transmite 10 Mbps e utiliza cabo categoria 3, 2 pares de fios e frequência de 16MHz.

    100BASE-TX (Fast Ethernet) - Transmite até 100 Mbps e utiliza cabo categoria 5, 2 pares de fios e frequência de 31.25 MHz efetivos.

    1000BASE-T  (Gigabit Ethenet) - Transmite até 1000 Mbps e utilzia cabo categoria 5, 4 pares de fios e frequência de 62.5 MHz efetivos.

     

    Fonte: Redes, Guia Prático 2ª Ed - Carlos Morimoto