-
Resposta: Letra C
a) O SNMP é um protocolo da camada de APLICAÇÃO!
b) O SNMP é um protocolo da camada de APLICAÇÃO!
d) O SNMP usa UDP como protocolo de transporte;
e) O SNMP é sim um protocolo cliente-servidor, em que o servidor é o gerente e o cliente é o agente;
-
Complementando: ele não é um cliente-servidor convencional pois dependendo do tipo de comando, ocorre a alternancia de quem é o cliente e o servidor. No comando GET, por exemplo, o servidor é o gerente e o agente o cliente, mas já no TRAP, o agente é o servidor e o gerente é o cliente.
-
As letras C e E estão corretas. Algumas literaturas não consideram o protocolo SNMP como um procoloto cliente-servidor, definindo-o como um protocolo de arquitetura gerente-agente, pois na prática, as operações em que caracterizam o comportamento cliente-servidor são exceções à regra (somente nas mensagens TRAP). A própria RFC 3584 diz isso.
Entraria com recurso nessa questão.
Olhem isso:
"O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional pois para as operações GET e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação. Por conta disso, os sistemas de gerência de redes evitam os termos 'cliente' e 'servidor' e optam por usar "gerente" para a aplicação que roda na estação de gerenciamento e "agente" para a aplicação que roda no dispositivo de rede."
Fonte
-
Wikipédia agora me deixou em dúvida:
O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional pois para as operações GET e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação. Por conta disso, os sistemas de gerência de redes evitam os termos 'cliente' e 'servidor' e optam por usar "gerente" para a aplicação que roda na estação de gerenciamento e "agente" para a aplicação que roda no dispositivo de rede.
-
A questão é que o SNMP implementa a arquitetura cliente-servidor (operações GET e SET), mas não a SEGUE (operação TRAP) para todos os casos.
De fato, seria uma questão para entrar com recurso, pois dá muita margem a discussões.
-
Importante! Quem leu o comentário do colega Janielson, acima, toma cuidado, pois ele invertou completamente os conceitos:
Nas operações de GET e SET convencionais, o gerente é o CLIENTE, pois faz um GET para o agente e este é o SERVIDOR, que responde. Já no TRAP, o agente é o CLIENTE.
-
se vcs fizerem o filtro de questões sobre SNMP vcs vão achar uma questão que a FCC foi bem enfática em falar que o mesmo não segue o modelo cliente-servidor. Agora encontro essa questão, adivinha qual q marquei errada ? pois bem, errei !! e agora, como saber oq a banca assume como verdadeiro ?
-
Marcelo,
Eu fiz essa questão que você falou. Ela não fala que o protocolo SNMP não usa o modelo cliente servidor, ela diz: Não usa o modelo cliente servidor CONVENCIONAL. O que é bem diferente.
-
2011
O software de gerência de redes segue o modelo cliente-servidor convencional.
errada
essa questao foi da FCC by the way
-
O SNMP é um protocolo cleinte-servidor, embora não o seja de forma convencional. Ora o agente/gerente se comporta como servidor, ora como cliente.
-
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
O SNMP é um protocolo da camada de apresentação.
ERRADO. O SNMP é da camada de Aplicação.
O SNMP é um protocolo da camada de rede.
ERRADO. O SNMP é da camada de Aplicação.
As mensagens SNMP são construídas a partir de um cabeçalho SNMP e uma Protocol Data Unit.
CORRETO.
Na prática, o protocolo SNMP não é usado com o UDP.
ERRADO. O SNMP utiliza as portas UDP 161 para o gerente e 162 para os agentes.
O SNMP não é um protocolo cliente-servidor.
ERRADO. Utiliza os conceitos de agente e gerente, sendo portanto um protocolo da arquitetura cliente-servidor.