-
Não existe camada de enlace no TCP/IP. É gabarito oficial isso?
-
Benjamin, claro que existe Camada de Enlace, tá estudando por onde, meu nobre???... o que me levou ao erro na mesma alternativa foi a afirmação "na camada FÍSICA e de enlace, o TCP/IP suporta PROTOCOLOS" uma vez que protocolos são peças de SOFTWARE e na camada física não existe software, apenas terminações e dispositivos de hardware (alguns autores até desconsideram a camada Física do TCP/IP quando escrevem seus livros, mantendo em suas publicações somente as 4 outras camadas, exatamente porquê a Camada Física não deveria sequer compor a Pilha de Protocolos TCP/IP, já que não detém nenhum protocolo como as demais camadas)
-
a) enviam segmentos e não datagramas, pois estes são trabalhados pela camada de rede
b) o checksum do UDP é fornecido para gerar confiabilidade extra enquanto que o Cheksun do IP é para detectar erros enquanto o pacote atravessa a rede.
c) posso combinar sim os protocolos do TCP/IP e um exemplo para isso é o HTTP + SSL para formar o HTTPS
d) o IP é utilizado para interligação de redes, ou seja, escolher a melhor rota para transportar os pacotes de origem ao destino, é um protocolo que mantem única a internet. A movimentação dos segmentos na camada de transporte vai se dar pelos campos 'portas de origem' e 'portas de destino' em seus cabeçalhos tanto do UDP quanto do TCP.
e) o modelo TCP/IP são quatro camadas em que a camada de 'Acesso a Rede' é equivalente a Física + Enlace do modelo OSI, maaaaaas o tanenbaum usa como referência em seu livro cinco camadas apenas para questão didática, inserido a camada física. Agora eu não entendi o que o examinador quis dizer com 'protocolos proprietários', alguem explica?
-
Na literatura existem várias abordagens, mas .....
As camadas para o TCP/IP de 4 camadas => acesso a rede, inter-rede, transporte e aplicação
para 5 camadas => Física, acesso a rede, inter-rede, transporte e aplicação
A quantidade de camadas do modelo TCP/IP é um assunto muito polêmico que sempre causa dor de cabeça em muitos candidatos. Vejamos um exemplo:
CESPE 2012 - A arquitetura de redes TCP/IP possui quatro níveis de camadas: aplicação, transporte, rede e acesso à rede. O nível de acesso à rede compreende os aspectos de controle de ligação de dados e abrange o hardware de interface com a rede, como a placa ethernet.
Gab.: Correto
CESPE 2012 - Um gateway é um dispositivo que opera em todas as camadas de uma rede e é capaz de atuar nas cinco camadas da arquitetura TCP/IP e nas sete camadas do modelo OSI.
Gab.: Correto
Analisando as questões que envolvem a quantidade de camadas do TCP/IP em busca de um “padrão” sobre o assunto. Obtive as seguintes informações:
-A banca VUNESP adota o modelo de 4 camadas;
-As bancas ESAF e CESGRANRIO não aplicaram questões com foco na quantidade de camadas do TCP/IP no período examinado;
-A banca FCC, em regra, emprega o modelo de 4 camadas, mas existem algumas questões que adotam o modelo de 5 camadas. Porém, a FCC muitas vezes se resguarda ao afirmar no enunciado qual modelo está sendo utilizado, como exemplo da questão abaixo:
FCC 2011 - Considerando o modelo TCP/IP de cinco camadas, o DNS é um protocolo da camada
a) de acesso à rede.
b) física.
c) de aplicação.
d) de transporte.
e) inter-rede (ou internet).
Gab.: Letra C;
Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/afinal-o-tcp-ip-possui-quantas-camadas (com adaptações)
[]'s
-
Adriano, meu nobre, estou estudando pelo Atlas Geográfico Escolar - Ed. 2012. Algum problema?
Cada uma que vejo...
-
Complementado a justificativa de alguns itens:
a) O protocolo UDP é não orientado a conexão. Portanto cada datagrama segue seu caminho da origem ao destino de forma independente. Cabe a camada de aplicação tratar a possível "correlação" entre os pacotes.
b) Na verdade, o checksum do IP verifica apenas informações do cabeçalho. Já o checksum do UDP verifica os dados (payload) propriamente dito. Portanto o cálculo é diferente.
-
Na lista de classificação do CESPE não houve uma alma viva que se classificou para esse cargo, também pudera, olha o nível dessas questões.
1.1.7 CARGO 7: TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: OPERAÇÃO DE
COMPUTADORES
Não houve candidato aprovado.
-
O modelo TCP/IP nao especifica protocolo de enlace-FIsica algum, podendo ser wifi, ethernet - padroes publicos , ou padroes proprietarios como ATM... temos o ATM over IP q eh uma rede TCP-IP cuja transmissao LAN-WAN é com switches ATM
-
Um exemplo de protocolo fechado é o Port Aggregation Protocol (PAgP), da Cisco Systems.
Outros exemplos: HSRP, GLBP, CDP,VTP, PVST/PVST+, RPVST+, IGRP,EIGRP, CGMP.
-
O cespe tá de sacanagem, à umas duas páginas eles disseram que o modelo tcp não suporta enlace, pow qualé
-
O Comentário do Aécio tá errado. Datagrama é a PDU da camada de rede, no qual o UDP é fragmentado e enviado pela rede. Esse não é o erro da questão. O erro tá em afirmar que são dependentes. São independentes,conforme explicaram. Aliás, a alternativa "E" já explica a "A".
Outro erro dele é com relação à D. A movimentação não se dá pela porta(a porta por si só não faz isso). Quem movimenta os segmentos TCP pela rede é o próprio IP, porém, isso só pode ocorrer depois que o segmento é repassado da camada de transportes para a de rede(sofrendo fragmentação em datagramas).
Atenção, galera, bora acordar. e não atrapalhe os colegas. Pesquisem uma boa fonte antes de postar pastagens!
-
Recentemente, CESPE considerou modelo TCP/IP apenas com 4 camadas:
Q933054 Ano: 2018 Prova: Escrivão-PF
O modelo de referência de rede TCP/IP, se comparado ao modelo OSI, não contempla a implementação das camadas física, de sessão e de apresentação.
Gabarito: CERTO