SóProvas


ID
1780141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os algoritmos de roteamento têm forte influência no nível de integração e disponibilidade das redes de computadores, visto que sistemas mais robustos são capazes de, dinamicamente, selecionar as melhores rotas e contornar possíveis falhas. Diante dessas informações, julgue o próximo item, relativo a roteamento e mecanismos de alta disponibilidade de redes.

Um comutador de camada 2 com suporte ao protocolo 802.1q permite o isolamento de tráfego broadcast, de modo a evitar que esse tráfego seja estendido a toda a rede institucional.

Alternativas
Comentários
  • 802.1q: é  o  padrão  para  VLAN

    VLANS (Setorização de Redes): Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN, é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem co-existir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.
  • correto

    Um comutador opera na camada 2 () do , encaminhando os pacotes de acordo com o  de destino, e é destinado a  para segmentação.

    São comutadores tradicionais, que funcionam como pontes de várias portas. Seu principal objetivo é dividir uma LAN em vários domínios de colisão. Eles baseiam sua decisão de envio no endereço MAC de destino que cada quadro contém.

    Os switches da camada 2 permitem várias transmissões simultâneas sem interferir com outras sub-redes. No entanto, os switches da camada 2 não podem filtrar difusões ou transmissões, multicasts (no caso em que mais de uma sub-rede contenha as estações pertencentes ao grupo multicast de destino), nem os quadros cujo destino ainda não foi incluído no a tabela de endereçamento.