-
Na minha opinião a tabela referenciada é aquela que possui a chave estrangeira, ou seja foi referenciada. como a tabela referenciada foi a R2, então essa possui a chave estrangeira. Portanto seria letra E.
"CASCADE (Em Cascata) - Quando o campo da chave primária é atualizado, registros na tabela referenciada são atualizados."
Fonte: http://pt.wikibooks.org/wiki/PostgreSQL_Pr%C3%A1tico/Ap%C3%AAndices/Integridade_Referencial_-_PostgreSQL
Contudo a wikipedia traz:
"The foreign key identifies a column or a set of columns in one (referencing) table that refers to set of columns in another (referenced) table."
Portanto seria letra C, a correta pelo gabarito.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Foreign_key
Alguém sabe dizer, se essa questão foi anulada, ou se usaram alguma referência para ser a oficial desse concurso?
-
Gabarito inicial letra E
Gabarito definitivo letra C
Vide site da Vunesp - link http://www.vunesp.com.br/concursos/ctsb0901/ctsb0901_gabaritos_janeiro_2010.pdf
Questão 41
-
Gabarito C
No contexto dos banco de dados, o conceito de chave estrangeira ou chave externa se refere ao tipo de relacionamento entre distintas tabelas de dados do banco de dados.
Uma chave estrangeira é chamada quando há o relacionamento entre duas tabelas.
Sempre em chave estrangeira vai haver relacionamentos entre tabelas, por exemplo, se uma tabela que tem uma chave primária de outra tabela.
Uma chave estrangeira é um campo, que aponta para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. Ou seja, passa a existir uma relação entre duplas de duas tabelas ou de uma única tabela. A finalidade da chave estrangeira é garantir a integridade dos dados referenciais, pois apenas serão permitidos valores que supostamente vão aparecer na base de dados.
Esse tipo de atributo não permite exclusão, modificação ou inserção de dados em tabelas que estejam dependentes umas das outras("foreign key"), o que requer modificadores especiais, como cascade, por exemplo. Isso também exige uma maior atenção do administrador da base de dados, quanto à própria manipulação dos dados.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Essa questão leva mais em consideração o poder de interpretação do candidato:
FOREIGN KEY foreign_idProd REFERENCES T(idProd)
Nesse exemplo a chave estrangeira (foreign_idProd) está referenciando (references) uma chave primária (idProduto). Então, a tabela que tem a chave primária é a tabela REFERENCIADA, e não REFERENCIADORA.
Uma analogia seria: Suponha que você esteja desenvolvendo um trabalho acadêmico e, como todo bom trabalho, cita várias fontes. Essas fontes já existem, você não quer modificá-las, apenas utilizá-las (podemos enxergar esses trabalhos como "tabelas prontas", com chaves primárias). Logo, seu trabalho que irá sofrer as modificações, ou seja, ganhará novos "atributos" (ou chaves estrangeiras). Então, um dado trabalho da literatura é REFERENCIADO por você, que é o REFERENCIADOR.
A alternativa correta é a C.
-
Descrição perfeita do funcionamento de uma chave estrangeira! Toda chave estrangeira é uma chave primária na tabela referenciada!
-
Vá para o comentário do Guilherme Camargo!!!
Valeu!!! Nunca mais esqueço com a analogia que você fez!!!
Questão semelhante da FCC em 2018: Q869710