SóProvas


ID
1781356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

            alternativa                TIR           VPL (em reais)            IL                       TIR incremental
                  A                       30%             25.000                  1,5                                 *
                  B                       25%             40.000                 1,45                                *
               (B ! A)                    *                     *                        *                                 22%

A tabela apresenta, em uma economia com taxa mínima de atratividade de 20% ao ano, a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e o índice de lucratividade das alternativas de investimento A e B.

Com base nas informações e na tabela apresentada, julgue o item subsequente a respeito de avaliação de investimentos.

Se o projeto A for financiado, em parte, com capital de terceiros, então a composição ótima de capital, considerando-se também o capital próprio do investidor, será aquela a partir da qual o WACC atinge o seu valor mínimo. 

Alternativas
Comentários
  • Os dados informados pela questão são só pra confundir; os valores da TIR, VPL em nada influenciam o cálculo do WACC. 

    Para o cálculo do WACC são necessários o percentual de capital próprio e de terceiros, e o custo de cada um; também usa-se o valor do imposto, mas em algumas questões este é desprezado.

    O WACC representa o custo médio de capital da empresa, ou seja, é uma ponderação entre o custo do debt e do equit pelos seus respectivos percentuais. Obviamente, quanto menor for o WACC da empresa melhor, pois representa um custo menor para a captação de recursos. 

  • Esta questão explorou, de forma conceitual, intuitiva e caso exista, o ponto mínimo do gráfico WACC versus relação D / (D + E), que nos permite inferir a composição ótima de capital de uma empresa.

  • Na verdade, nem precisaríamos da tabela para resolver esse item. Ela estava ali para subsidiar outros dois itens que falavam de TIR, VPL, TMA e IL, assuntos abordados pelo Prof. Arthur Lima no curso.

    A estrutura (ou composição) ótima de capital é o mix de financiamento (obtenção de recursos por meio de capital próprio e de terceiros) que minimiza o custo de capital e, portanto, maximiza o valor da entidade com o capital para realizar suas atividades. Em outras palavras, é o mix de dívida, de ações preferenciais e de ações ordinárias que fazem com que o custo total do capital (no caso o WACC) tenda a um mínimo, gerando, assim, a maximização do preço das ações (ou cotas) e, portanto, do valor da empresa. Isso serve tanto para o projeto A quanto para o projeto B.

    Gabarito: Certo.

  • Isso é finanças corporativas nada a ver com contabilidade. Inclusive, na prova do TCDF Auditor 2021, aqui no QC, classificaram como economia