SóProvas


ID
1781359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

            alternativa                TIR           VPL (em reais)            IL                       TIR incremental
                  A                       30%             25.000                  1,5                                 *
                  B                       25%             40.000                 1,45                                *
               (B ! A)                    *                     *                        *                                 22%

A tabela apresenta, em uma economia com taxa mínima de atratividade de 20% ao ano, a taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e o índice de lucratividade das alternativas de investimento A e B.

Com base nas informações e na tabela apresentada, julgue o item subsequente a respeito de avaliação de investimentos.

Se os projetos forem mutuamente excludentes, então o projeto A, por gerar maior retorno por capital investido, será preferível ao projeto B.

Alternativas
Comentários
  • Não é possível faze esta afirmação visto que não sabemos o valor disponível para a aplicação. Vemos que o projeto A tem VPL menor, assim, pode ser que ele requeira um investimento inicial menor, sobrando dinheiro que não poderia ser aplicado em outros projetos ficando parado sem render. 

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre avaliação de investimentos.

    Se os projetos forem mutuamente excludentes, isto significa que só poderemos investir em um dos projetos (ou em A ou em B, mas nunca nos dois simultaneamente).

    Pelos dados da tabela apresentada, vemos que a alternativa A possui maior TIR, mas menor VPL. Já a alternativa B apresenta menor TIR, mas apresenta maior VPL. E agora, José?

    Um dos problemas apresentados pelo método da TIR é que ela nem sempre nos orienta a tomar a melhor decisão quando um projeto que tem a maior TIR tem um VPL menor. E este é justamente o caso desta questão.

    Para resolver este problema, existe a TIR incremental, que permite comparar investimentos com custos iniciais diferentes, medindo o retorno sobre o investimento incremental.

    Suponha que um investimento X apresente TIR de 19,5%, mas com investimento inicial de 100.000. Já o investimento Y apresenta TIR de 16%, mas investimento inicial de 200.000.

    Apesar de X apresentar uma TIR de 19,5%, o retorno será calculado em cima do investimento de 100.000. Já o investimento Y, apresenta uma TIR menor, mas seu retorno será calculado em cima do investimento de 200.000.

    Ou seja, apesar de a TIR de Y ser menor, o retorno absoluto (o dinheiro em si) será maior, pois um retorno de 16% em cima de 200.000 é maior que um retorno de 19,5% em cima de 100.000.

    Ou seja, o investimento X apresenta uma TIR maior, mas não representa o melhor investimento.

    A TIR incremental permite que comparemos os retornos X e Y e que avaliemos o quanto a mais é obtido pelo investimento adicional. Se uma empresa decidir investir em Y, ela vai ter 100.000 a mais de investimento inicial, mas também vai obter um retorno adicional. A TIR incremental é justamente a medida desse retorno adicional.

    No caso desta questão, ela nos disse que a TIR incremental de investir em B é de 22%. Ou seja, ao investir em B, a empresa provavelmente investirá mais, mas ganhará 22% por este investimento adicional.

    Assim, o investimento B é preferível ao A.


    Gabarito do Professor: ERRADO.