SóProvas


ID
1782769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à computação na nuvem.

Em provedor que fornece serviço como IaaS (infrastructure-as-a-service), o consumidor consegue configurar o sistema operacional utilizado pela nuvem.

Alternativas
Comentários
  • IaaS (Infraestrutura As Service)

    Capacidade que o provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente. Neste cenário, o usuário não tem o controle da infraestrutura física, mas, através de mecanismos de VIRTUALIZAÇÃO, possui controle sobre as máquinas virtuais, armazenamento, aplicativos instalados e possivelmente um controle limitado dos recursos de rede. Um exemplo de IaaS é a opção Amazon EC2.


    Fonte: Manoel Veras

  • Ah, no Iaas a nuvem disponibiliza a infraestrutura (hardware), em cima dela o usuário consegue configurar o sistema operacional.

    Mas a redação da  questão ficou bem estranha
    Gabarito definitivo: C
  • CERTO.

    Segundo Aragon(2014,p.549),"Infraestrutura como um serviço (IaaS): capacidade de fornecer processamento, armazenamento, redes e outros recursos fundamentais de computação, oferecendo ao cliente a possibilidade de implantar e executar software em geral, que pode incluir sistemas operacionais e aplicativos de sua propriedade. O cliente não gerencia ou controla a infraestrutura, mas tem controle sobre os sistemas operacionais, gerenciamento do armazenamento e sobre as aplicações e possivelmente controle limitado sobre certos componentes da rede como firewalls."

     

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-2014-4 EDIÇÃO

  • Iaas - Os usuários gerenciam e controlam os sistemas operacionais, aplicativos, armazenamento e conectividade de rede, mas não controlam a infraestrutura da rede.

  • Em provedor que fornece serviço como IaaS (infrastructure-as-a-service), o consumidor consegue configurar o sistema operacional utilizado pela nuvem.
     

    Ele consegue configurar o SO utilizado por ele, não o da nuvem, oras, oras...

  • No serviço IaaS, o cliente consegue customizar todo o ambiente de rede, desde os ativos de rede até as aplicações, contemplando, portanto, os sistemas operacionais a serem utilizados.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tjdft-2015-prova-comentada-de-tecnologia-da-informacao-ti-cargo-4-analista-judiciario-suporte-em-ti/

  • Quando um cursinho dá uma resposta assim: "No serviço IaaS, o cliente consegue customizar todo o ambiente de rede, desde os ativos de rede até as aplicações, contemplando, portanto, os sistemas operacionais a serem utilizados".

    Seria interessante q eles explicassem o outro lado da moeda...quais das siglas cloud não permitem customizar o SO? SaaS, por exemplo!!!

    Tenho pavor a clichê, pavor maior só clichê com hashtag, mas #FikaDica.

    Outra frase q tenho pavor: O cara faz um textão enorme e finaliza com a frase: "simples assim!!!"

    OBS: Não vou comentar essa questao pq o comentario mais curtido, do HTTP Soncurseiro, já a respondeu com perfeição!!!

  • IaaS - INFRAESTRUTURA COMO SERVIÇO

    É fornecido ao cliente a estrutura de HARDWARE, cabendo ao USUÁRIO incluir toda a estrutura de SOFTWARE, ou seja, permite implantar e executar softwares, inclusive sistemas operacionais.

    É a base para todos os serviços, é o 3º NÍVEL, o mais baixo na hierarquia. 

    Palavras-chaveARMAZENAMENTO / PROCESSAMENTO ESTRUTURA DE REDE

    Exemplo: Dropbox, Amazon EC2, etc.

  • c-

    c-

    no IaaS, o cliente faz os updates, configuracao e personalizacao do SO das VMs. embora haja opcao de usar imagens pre-prontas, o que é util para deploy de varias estacoes. no azure, iso é possivel por virtual machine scale sets

    Virtual machine scale sets are an Azure compute resource that you can use to deploy and manage a set of identical VMs. With all VMs configured the same, virtual machine scale sets are designed to support true autoscale. No pre-provisioning of VMs is required. For this reason, it's easier to build large-scale services targeting big compute, big data, and containerized workloads. As demand goes up, more VM instances can be added. As demand goes down, VM instances can be removed. The process can be manual, automated, or a combination of both.

    https://docs.microsoft.com/en-us/learn/modules/azure-compute-fundamentals/overview