SóProvas


ID
1783276
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética se apresenta como uma reflexão teórica e crítica acerca da moral, buscando compreender e investigar as suas dimensões. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar os valores, problematizá-los, buscar sua consistência. Nessa direção, analise as assertivas abaixo.

I. A reflexão ética supõe a suspensão da cotidianidade, tendo por objetivo responder às suas necessidades imediatas.
II. A ética tem a capacidade de nos elevar ao humano-genérico, tendo atitudes a partir de tal elevação.
III. Ética profissional é a reflexão ética sobre o comportamento profissional, que pensa a relação do eu com o coletivo, estabelecendo parâmetros para a relação profissional, do profissional com a sociedade.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Segundo Barroco (2001) a reflexão ética é contruída historicamente no âmbito da filosofia tendo por tendo por objeto a moral. [...] ela é de caráter ontológico-social-materialista; busca, a partir da razão dialética, apreender, na totalidade sócio-histórica, as categorias ético-morais, suas particularidades e legalidades. Embora a reflaxão ética não se vincule a imediaticidade e esteja além do cotidiano, ela se organiza como crítica na sistemática da vida cotidiana, visto ser esse espaço o âmbito da manifestação da moral. 

    Imperativos para o Serviço Social

    Silse Teixeira de Freitas Lemos

    Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

  • I- A reflexao etica supoe a suspensao da cotidianidade,n tem por objetivo responder as suas necessidades imediatas ,mais sistematizar a critica da vida cotidiana.   * A suspensao no cotidiano permite que a etica faça a critica ao fundamento da pratica profissional e expanda das necessidades individuais dos sujeitos para as necessidades coletivas(Barroco,2001,p.55)

  • II - A universalidade, a sociabilidade, a consciência e a liberdade são capacidades humano-genéricas, ou seja, sem as quais a práxis não se realiza com suas potencialidades emancipatórias. A gênese das escolhas e alternativas de valor são indissociáveis da práxis; por isso são categorias objetivas e históricas. Mas, dadas a complexidade da totalidade sócio-histórica, os valores não operam da mesma forma em cada esfera social. As objetivações humano-genéricas não são apropriadas por todos os indivíduos, em toda a história e, em cada momento específico, nas diversas esferas. São objetivações genéricas aquelas que expressam as conquistas da humanidade, em termos do que foi construído e valorado como algo que possibilitou a criatividade, a multiplicidade de gostos e aptidões,a realização da liberdade, da sociabilidade, da universalidade, da consciência, ou seja, do desenvolvimento multilateral de todas as capacidades e possibilidades humanas, o que, para Marx, corresponde à riqueza humana.

  • QUESTÕES SEMELHANTES OU IGUAIS, PASMEM:

    Q434448

    Q703406

    Q879260