SóProvas


ID
1783492
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. De acordo com as boas práticas de higienização das mãos, quanto aos equipamentos e insumos necessários, os profissionais dos serviços de saúde devem considerar:

I. A validade do sabonete ou antisséptico, quando fracionado e mantido fora da embalagem original, é de 24 meses.
II. Quando a limpeza e a desinfecção do recipiente para sabão líquido tiver sido realizada em um período inferior a 7 dias, o conteúdo pode ser completado antes do término do produto.
III. Para os sabões líquidos não utilizados em recipientes descartáveis, deve-se manter os registros dos responsáveis pela execução, data de manipulação, envase e validade da solução fracionada.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.Higienização das mãos.Brasília-DF.2009

     

     

     

    Item I-Errado.

     

    Para evitar a contaminação do sabonete líquido e do produto anti-séptico, as seguintes recomendações devem ser observadas:

     

    A validade do produto, quando mantida na embalagem original, é definida pelo fabricante ( veja que não é a ANVISA que estipula o prazo) e deve constar no rótulo.

     

    A validade do produto fora da embalagem do fabricante ou fracionado deve ser validada, ou seja, deve ser menor que aquela definida pelo fabricante, pois o produto já foi manipulado; essa validade pode ser monitorada, por exemplo, por testes de pH, a concentração da solução e a presença de matéria orgânica.”

     

     

    Item II- Errado.

     

    Para evitar a contaminação do sabonete líquido e do produto anti-séptico, as seguintes recomendações devem ser observadas:

     

    No caso dos recipientes de sabão líquido e antisséptico não serem descartáveis, deve-se proceder à limpeza destes com água e sabão, desprezando o produto residual e secagem, seguida de desinfecção com álcool etílico a 70%, no mínimo uma vez por semana, conforme estabelecido pela CCIH.

     

    O conteúdo do recipiente não deve ser completado antes do término do produto, devido ao risco de contaminação.

     

     

    Item III- Correto.