SóProvas


ID
1785091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de arquiteturas e protocolos para redes de armazenamento de dados.

O Common Internet File System (CIFS) é um protocolo com estados, executado sobre TCP e que usa bloqueio de arquivos e registros para evitar que usuários sobrescrevam o trabalho de outros em um arquivo ou registro. 

Alternativas
Comentários
  • CIFS fornece os seguintes recursos para garantir integridade de dados:
    - usa bloqueio de arquivos e registros para evitar que usuários sobrescrevam o trabalho de outros em um arquivo ou registro.
    - é executado sobre TCP

    - Suporta tolerância a falhas e pode restaurar automaticamente conexões e reabrir arquivos que estavam abertos antes da interrupção. Os recursos de tolerância a falhas do CIFS dependem de o aplicativo ser escrito para aproveitá-los. Além disso, CIFS é um protocolo com estado, pois o servidor CIFS mantém informações de conexão sobre cada cliente conectado. No caso de uma falha na rede ou no servidor CIFS, o cliente recebe uma notificação de desconexão. A interrupção do usuário será minimizada se o aplicativo tiver embutida inteligência para restaurar a conexão. Entretanto, se ela não existir, o usuário terá que dar uns passos para restabelecer a conexão CIFS.
    Usuários se referem aos sistemas de arquivos remotos com um esquema de nomenclatura de arquivos fácil de usar:
    \\servidor\share ou \\nomdoservidor.domínio.sufixo\share
     

    FONTE: Armazenamento e Gerenciamento de Informações

    By G. Somasundaram
    https://goo.gl/oxsmbU

  • Gabarito C

    Resumo para nao errar mais.

    SMB/CIFS  (Server  Message  Block/Common  Internet File System): protocolo cliente/servidor que permite que clientes façam  solicitações  de  arquivos  em computadores remotos sobre TCP/IP.- em redes NAS é usado predominantemente em sistemas Windows. CIFS  permite  o compartilhamento  de  arquivos  com  outros  clientes  por  meio  de bloqueios especiais (evita que usuários sobrescrevam o trabalho de outro(s)).-  é  um  protocolo  “com  estados”,  ou  seja,  mantém  informações  de  conexão  sobre  cada cliente conectado. -  suporta  tolerância  a  falhas  (reabrir  arquivos)  e  restaurar  conexões  em  caso  de interrupções (falha de rede).

     

     

    NFS  (Network  File  System):  protocolo  cliente/servidor  para  compartilhamento  de arquivos em redes NAS. Usa o TCP/IP para transferência de dados o NFS e usado predominantemente em sistemas UNIX / Linux. -  consiste  em  um  sistema  de  arquivos  distribuídos  e  se  destina  ao  compartilhamento  de  arquivos  e  diretórios  entres  hosts  conectados  a  uma  rede (usuário acessa um arquivo remoto como se fosse um arquivo local). é  um  protocolo  sem  estados*,  ou  seja,  não  mantém  qualquer  tipo  de  tabela  para armazenar informações sobre arquivos abertos e ponteiros associados.