-
Confesso que nao entendi o ponto da questao.A letra E nao pode ser a correta! Pois esta implicita no processo: "DS9 - Gerenciar a Configuração", onde eh sim possivel e recomendado a aplicacao do COBIT.
-
Concordo plenamente com o Rafael.
-
eu acertei a questao, mas foi por exclusão. Pq realmente o cobit tem o DS9-Gerencia de configuraçãomas lendo a definição temos:Delivery and suport-Este dominio cobre a entrega propriamente dita dos serviços requeridos, incluindo gerenciamento de segurança e continuidade, suporte aos serviços para os usuários, gestão dos dados e da infra-estr.lendo a definiçao fica difícil acertar a questão ;p
-
Pessoal, o cobit é um guia de boas práticas de controle e gerenciamento de processos. DS9 Gerenciar a Configuração é um processo que assegura a integridade das configurações de hardware e software, etc...Gerenciar a configuração de ativos de rede (switch e roteadores) é uma tarefa de bem mais baixo nível, como por exemplo, usando protocolo SNMP. A atividade de gerenciar os ativos, junto com diversas outras atividades como, manter um repositório com informações dos ativos, monitoração, etc, etc. Todas essas atividades de nível mais baixo, juntas e de forma estruturada e gerenciável, forma o processo DS9. Lembrando que o Cobit diz apenas o que deve ser feito e não como deve ser feito.
-
Reforço a resposta do Pedro:
" Lembrando que o Cobit diz apenas o que deve ser feito e não como deve ser feito."
A letra "e" está muito específica, e o Cobit abrange todas as atividades de TI e concentra-se no que deveria ser obtido e não em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle.
-
Gerenciar configuração de ativos de rede é ITIL
-
COBIT tem uma visão mais "alto nível", 'gerencia configuração de ativos de rede" se enquadraria em ITIL, conforme disse nosso colega acima.
-
Por definição, o Cobit "fornece boas práticas através de um modelo de domínios e processos e apresenta atividades em uma estrutura lógica e gerenciável. As boas práticas do CobiT representam o consenso de especialistas. Elas são fortemente focadas mais nos controles e menos na execução" e a "orientação aos negócios do CobiT consiste em objetivos de negócios ligados a objetivos de TI, provendo métricas e modelos de
maturidade para medir a sua eficácia e identificando as responsabilidades relacionadas dos donos dos processos de negócios e de TI" (página 7, Cobit 4.1).
Tomando especificamente o DS-9, esse processo foca em "estabelecer e manter um repositório preciso e completo de atributos e perfis mínimos
de configuração de ativos e comparar com a configuração atual dos ativos", que é alcaçdo pelo Estabelecimento de um repositório central de todos os itens de configuração, Identificação e manutenção dos itens de configuração e Revisão da integridade dos dados de configuração, mas não há definição das atividades ou métodos a serem utilizados. Para isso, há o ITIL (v2 ou v3) ou a ISO 10064.
-
LETRA E.
Segundo Aragon(2012,p.224-225),"Entre as várias oportunidades de aplicação do Cobit em uma organização,podem ser ressaltadas:
-Avaliação dos processos de TI; (B)
-Auditoria dos riscos operacionais de TI; (D)
-Implementação modular da Governança de TI;
-Realização de Benchmarking; (C)
-Qualificação de fornecedores de TI. (A)"
A página do livro é esta abaixo com a explicação de cada uma dessas alternativas. PÁGINA 224 E 225
http://books.google.com.br/books?id=oFYvBTWTqVUC&pg=PA224&lpg=PA224&dq=COBIT+ARAGON+Entre+as+v%C3%A1rias+oportunidades+de+aplica%C3%A7%C3%A3o+do+em+uma+organiza%C3%A7%C3%A3o,podem+ser+ressaltadas&source=bl&ots=MRwIrl_enC&sig=vc70gmvLoiTVKnMdMj5tNo0-KLg&hl=pt-BR&sa=X&ei=5ATJU9GQBOLlsATGtoKgAg&ved=0CBwQ6AEwAA#v=onepage&q=COBIT%20ARAGON%20Entre%20as%20v%C3%A1rias%20oportunidades%20de%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20do%20em%20uma%20organiza%C3%A7%C3%A3o%2Cpodem%20ser%20ressaltadas&f=false
Bibliografia:
IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-2012-3 EDIÇÃO