SóProvas


ID
1785370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a qualidade de software, métricas e análise de ponto de função (APF), julgue o item subsecutivo. 

Uma tela de um sistema de cadastro usado por um estabelecimento comercial que possibilite a visualização dos produtos vendidos em forma de lista e ordenados por valor é considerada uma saída externa (SE) segundo a APF, uma vez que ela apresenta dados derivados.

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei como errada sem dúvidas, mas pelo jeito a ordenação já conta como processamento adicional.

  • Até onde eu sabia ORDENAÇÃO não era considerado cálculo, mas o CESPE não acha isso

  • Saída Externa – Processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação e inclui processamento adicional além daquele existente em uma consulta externa. A intenção primária de uma saída externa é apresentar dados ao usuário através de lógica de processamento que não seja apenas recuperação de dados ou informação de controle. A lógica de processamento deve contar ao menos uma fórmula matemática ou cálculo, e/ou criar dados, e/ou manter um ou mais ALIs, e/ou alterar o comportamento do sistema.

     

    Lógica de Processamento – Qualquer um dos seguintes requisitos solicitados pelo usuário para completar um processo elementar: realizar validações, realizar cálculos matemáticos, conversão de equivalência, filtragem e seleção de dados, análise de condições, atualização de ALI, referencia a ALI/AIE, recuperação de dados, criação de dados derivados, alteração no comportamento do sistema, apresentação de dados para fora da fronteira da aplicação, aceitação de dados que entram pela fronteira da aplicação, ordenação de dados.

     

    FONTE: http://fattocs.com/files/pt/editais/metricas/PETROBRAS-PETRONECT-2014-Anexo%20I-especificacaodeServicos.pdf

  • interpretei valor como dado derivado de preço unitário x quantidade

    vai ter processsamento, logo será uma SE

  • Pessoal, vou tentar fazer minha contribuição.

    Nos registros de banco de dados, todas as linhas de uma tabela não são ordenados, é um príncípio, para ordernar os dados, será necessário um processamento adicional, portanto, SE, a questão está correta.

  • Prezados.

    A ordenação realmente não é processamento, portanto não seria SE. O que tem que se atentar na questão é o trecho "...visualização dos produtos vendidos...", ou seja, se são produtos vendidos, então o valor é o cálculo de preço unitário x quantidade. O valor citado na questão não é o valor unitário do produto na tabela de Produto.

    Portanto, questão correta.

  • Não consigo imaginar que em algum momento ordenação não tenha sido considerada processamento adicional. Aprendemos vários algoritmos de ordenação, alguns com bom desempenho, outros com desempenho ruim dependendo da forma como os dados são armazenados e da frequência com que são acessados. Então sim, na minha opinião ordenação é um processamento adicional e dependendo do volume de dados e do algoritmo utilizado, pode ser um GRANDE processamento adicional.

  • Eu altero os grifos do comentário do Lazaro Almeida

     

    Saída Externa – Processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação e inclui processamento adicional além daquele existente em uma consulta externa. A intenção primária de uma saída externa é apresentar dados ao usuário através de lógica de processamento que não seja apenas recuperação de dados ou informação de controle. A lógica de processamento deve contar ao menos uma fórmula matemática ou cálculo, e/ou criar dados, e/ou manter um ou mais ALIs, e/ou alterar o comportamento do sistema.

     

    Todos os processos de transações podem conter lógica de processamento.
    A diferença é que a lógica de processamento da Saída Externa deve conter pelo menos uma fórmula matemática ou cálculo, ou criar dados derivados, manter um ou mais arquivos lógicos internos (ALI) e ou alterar o comportamento do sistema.Ordenação não se encaixa nesse quesito

    Ordenar é sim processamento lógico, mas pode ser fornecido por qualquer um dos processos de transações (SE, CE e EE). 


    O site da FATTO Consultoria tem umglossário que explica isso melhor
    http://ead.fattocs.com/mod/glossary/showentry.php?courseid=1&concept=L%C3%B3gica+de+Processamento

     

    Considero que levar em consideração como cálculo a quantidade x valor do produto vendido é extrapolar o limite do comando da questão.

    E se o sistema mantiver uma visão com esses cálculos já prontos? Concordam que aí seria uma consulta apenas com ordenação?

    O comando da questão não ficou claro e prejudicou a resposta. Não concordo com o gabarito.

  • Questão Capciosa 

    (...) possibilite a visualização dos produtos vendidos em forma de lista e ordenados por valor (...)  - Essa parte poderia ser tanto SE como CE.

    O examinador quis levar o candidato ao erro nessa parte pensando numa lista ordenada por valores. Pensando que seria CE.

     

    (...) é considerada uma saída externa (SE) segundo a APF, uma vez que ela apresenta Dados Derivados. 

    Essa parte é que faz a questão estar certa, pois possuir dados derivados é uma caracteristica de SE.