-
Parece que sim @Ash Willians. Do pouco de informação que eu coletei, parece que o modelo hierárquico utilizava uma linguagem chamada DL/I (Data Language I)
Fonte: https://www.dlsweb.rmit.edu.au/toolbox/knowmang/content/models/hierarchical_model.htm
-
No Navathe, 3ª Edição, pág. 789 fala em HDDL - hierarchical data definition language, "que não é uma linguagem de qualquer SGBD hierárquico específico, mas é utilizada para ilustrar os conceitos de linguagem para um banco de dados hierárquico".
-
Boa tarde colegas de auditório.
GABARITO: ERRADO
O modelo hierárquico representa os dados como estruturas de árvores hierárquicas. Cada hierarquia representa um número de registros relacionados. Não há nenhuma linguagem-padrão para o modelo hierárquico, embora a maioria dos SGBDs hierárquicos possua linguagens um-registro-por-vez
Fonte: Ramez Elmasri & Navathe - Sistemas de Banco de Dados 4ª Ed. Pag. 32
Fiquem com Deus, sucessso nos estudos e não esqueçam de comprar a nova TELESENA de Dia dos Pais
-
Está quase tudo certo, o problema é dizer que essa DHL é a linguagem padrão do modelo hierárquico. Esse modelo não possui linguagem padrão assim como a linguagem SQL está para o modelo relacional. O modelo hierárquico teve, durante algum tempo, a linguagem DL/1 como linguagem DDL padrão de facto (na prática), mas não há um padrão oficialmente estabelecido.
Gabarito: E
-
Não existe linguagem padrão!
-
Paulo Guerra, A questao fala em linguagem padrao, que nao existe no modelo hierarquico, conforme ja postaram.
Pode haver uma ou outra implementacao desse modelo q use uma linguagem especifica, mas ela nao eh padrao(ou seja, nao eh aplicavel de maneira geral a todos os modelos hierarquicos), como eh o SQL para o modelo relacional.