SóProvas


ID
178609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na supervisão a alunos ou equipes, duas dimensões da profissão de assistente social se articulam, de modo a realizar uma síntese de múltiplas determinações que envolvem o exercício profissional na sua totalidade. A respeito dessas dimensões, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  "A supervisão é a expressão da indissociabilidade entre trabalho e formação profissional. Nela as duas dimensões da profissão se articulam, de modo a realizar uma síntese de múltiplas determinações que envolvem o exercício profissional na sua totalidade: as condições objetivas que se operam no mercado de trabalho, as condições subjetivas relativas ao sujeito e a necessidade de qualificá-las permanentemente. Nessa perspectiva, a supervisão, na condição de atribuição profissional, contempla uma dimensão formativa."

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/46m757L928C08m9UzW7b.pdf

  • Supervisão em Serviço Social

     Pressupostos e premissas que orientam estas reflexões:

    a)  A supervisão é a expressão da indissociabilidade entre trabalho e formação profissional.

    b)  A supervisão é expressão da unidade entre teoria e prática. Uma unidade dialética e interdependente que pressupõe a contradição, aproximações sucessivas e a construção de saberes.

    c)  A supervisão não pode ser compreendida desvinculada dos seus componentes teórico, ético e político, da compreensão do significado social do Serviço Social na sociedade brasileira, dos valores que privilegia, de um projeto profissional que se conecta (ainda que por meio de muitas mediações) a projetos de sociedade

    d)  A supervisão, qualquer que seja sua modalidade, não pode ser realizada independentemente do caráter e modelo de políticas sociais seja público ou privado e das formas particulares de enfrentamento da chamada “questão social” pelo Estado, bem como da sua relação com a dinâmica do mercado de trabalho.

    e)  Na supervisão se realiza a unidade entre ensino e aprendizagem: trata-se da inserção de sujeitos sociais numa relação dialética, a partir do engajamento em situações concretas, cujo objeto de conhecimento é o próprio movimento da realidade, o qual permite a análise concreta de situações concretas.

    Supervisão em Serviço Social 

    Yolanda Guerra Professora da ESS da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ 

    Maria Elisa Braga Assistente social e mestre pela PUC/SP