A aplicação no músculo ventro glúteo tem vantagens pelo mesmo ser mais acessível (tanto na posição corpórea supina, prona ou lateral) e de fácil localização. A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM. Na prática clínica, esta é uma região muito pouco escolhida. Logo, a primeira alternativa está correta.
O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular admitindo volume máximo de injeção de 0,5 a 1 ml, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar. A injeção em músculo deltoide é permitida em crianças a partir de 6 anos de idade.
O músculo dorsoglúteo não é bem desenvolvido em crianças menores de 1 ano, há presença de camada espessa de tecido adiposo, além do risco de lesão de vasos sanguíneos e do nervo isquiático. Em menores de 2 anos de idade é preconizado o uso do músculo lateral da coxa devido à maior proporção muscular. Entretanto, a injeção IM nesse músculo tem o inconveniente de ser muito dolorosa, tanto em crianças como em adultos, devido à presença do nervo cutâneo lateral.
A banca ofereceu como alternativa correta a letra D, considerando correta a segunda afirmativa. Porém de acordo com o parecer COREN-SP 039/2012 e o informativo do Coresp “Administração de medicamentos por via intramuscular" de 2010, o volume máximo a ser injetado no músculo deltoide é de 1,0ml e não 2 ml como refere a afirmativa, além disso, a banca também afirma a proibição em menores de 10 anos, quando, na verdade, a proibição é em menores de 6 anos.
Resposta da banca D
Resposta do professor A
Bibliografia