SóProvas


ID
178612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os processos de assessoria em assistência social são solicitados tanto por uma equipe como por indicação externa, embora neles nos deparemos com uma realidade diferente. As assessorias são solicitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com o objetivo de possibilitar a articulação e preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de prática por meio de um especialista que venha assisti-la teórica e tecnicamente.

S. Vasconcelos, 1998. Apud Maurílio de Castro Matos. In: Serviço social: direitos sociais e competências prof i s s i o n a i s . Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (com adaptações).

A partir do texto acima, e considerando o atual momento histórico, é correto afirmar que a assessoria.

Alternativas
Comentários
  • "Assessoria não é mera militância política. Em que pese a importância cada vez maior da participação política, não podemos misturar a contribuição que muitos assistentes sociais dão a diferentes entidades de mobilização política, como assessoria. Ambas as ações são importantes e se inter-relacionam, mas possuem objetivos distintos."

  • Não confunde assessoria que o profissional realiza com os movimentos sociais com militância polotica. Devemos ser éticos ao realizar asssessoria.

    Assessoria  é diferente de surpervisão. Assessoria mais ampla, já surpervisão mais focal.

  • CORRIGINDO

    a)não deve ser considerada como militância política. CORRETA - Não podemos menosprezar a importância do nosso trabalho profissional junto aos usuários. Assim, uma frente de trabalho não substitui a outra. Assessoria não é mera militância política Em que pese a importância cada vez maior da participação política, não podemos misturar a contribuição que muitos assistentes sociais dão a diferentes entidades de mobilização política, como assessoria.

    b)pode ser considerada o mesmo que supervisão profissional. ERRADA - Percebemos, em geral, uma nebulosa compreensão de assessoria, ora entendida como a supervisão profissional, ora como trabalho interventivo junto a comunidades ou movimentos sociais, ora como militância política.

    c)é considerada como sinônimo de toda e qualquer ação de extensão. ERRADAAssessoria não é sinônimo de toda e qualquer ação extensionista Há nas universidades brasileiras uma ampla gama de concepção de extensão universitária (...) Muitas das ações extensionistas têm sido na prestação de serviços, algo distante, como já acima delineado no que seja assessoria. Contudo, é na universidade que a assessoria encontra um espaço privilegiado para se constituir, já que por meio do saber que envolve os seus integrantes (alunos, professores e servidores técnico-administrativos) pode disponibilizar novos conhecimentos e se retro alimentar por meio do contato dinâmico com as demandas da sociedade.

    d)pode ser considerada como abandono do trabalho assistencial. ERRADA - A assessoria no Serviço Social não é abandono do trabalho assistencial Devido ao status que ainda se tem hoje sobre o cargo de assessor, é importante que os profissionais de Serviço Social se atentem para importância de se garantir o atendimento direto do assistente social a população usuária nas instituições em que assessoram.

    e)deve ser considerada como trabalho precário e com contrato temporário. ERRADA - Assessoria não é, necessariamente, trabalho precarizado e/ou temporário. Mas muitas das organizações empregadoras, públicas e privadas, têm contratado profissionais para a prestação temporária de serviços, sem vínculo trabalhista. Isso muita das vezes tem sido chamado de assessoria, mas nada mais é que uma estratégia de burlar os direitos trabalhistas, já que os contratados na realidade exercem ações, não desenvolvendo, na prática, nenhuma assessoria/consultoria.

    Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica  - Maurílio Castro de Matos

  • A assessoria, com base na bibliografia indicada na própria assertiva, é a requisição por determinada equipe de um profissional especializado que venha a contribuir e assessorar na construção do projeto de prática. Para tanto, aquele profissional deverá ter domínio e conhecimento sobre a temática que prestará assessoria, buscando orientar a equipe e profissionais que o demandaram. O assessor não é quem executará o projeto e somente auxiliará na sua elaboração, indicando caminhos para o mesmo, podendo a equipe acatar ou não suas proposições. A assessoria, por não ser temática muito discutida no interior do Serviço Social, é muitas vezes confundida com a militância política, com a supervisão, com as ações extensionistas, sendo também caracterizada muitas vezes como trabalho precarizado e com baixas remunerações. No entanto, a assessoria não é o mesmo que militância, pois a participação ou contribuição de assistentes sociais a movimentos sociais, populares, sindicatos, entre outros, por si só não constitui assessoria. A assessoria não é o mesmo que supervisão, visto que esta última está relacionada a hierarquia, ao poder de um sobre o outro, sendo que na assessoria não há mando, já que o assessorado pode aceitar ou não a proposta do assessor, conforme indicamos anteriormente. A assessoria também não é o mesmo que extensão, como ocorre quando serviços contidos no interior de universidades são oferecidos para o público em geral. Esse tipo de ação não é assessoria e sim extensão. A assessoria não significa a recusa ou abandono ao trabalho assistencial, observando que são eixos de trabalho distintos dentro da profissão. A assessoria também tem sido confundida com os vínculos empregatícios instáveis e flexíveis, em que assistentes sociais são contratados para atuarem em outras funções e não como assessores, mas lhe é dada essa titulação como forma de negar seus direitos trabalhistas, tornando seu trabalho precarizado. Portanto, a assessoria nem sempre é trabalho precário e temporário. Nessa perspectiva, por ser a única alternativa em concordância com o exposto, a letra "A" está correta.


    RESPOSTA: A
  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    A assessoria, com base na bibliografia indicada na própria assertiva, é a requisição por determinada equipe de um profissional especializado que venha a contribuir e assessorar na construção do projeto de prática. Para tanto, aquele profissional deverá ter domínio e conhecimento sobre a temática que prestará assessoria, buscando orientar a equipe e profissionais que o demandaram. O assessor não é quem executará o projeto e somente auxiliará na sua elaboração, indicando caminhos para o mesmo, podendo a equipe acatar ou não suas proposições. A assessoria, por não ser temática muito discutida no interior do Serviço Social, é muitas vezes confundida com a militância política, com a supervisão, com as ações extensionistas, sendo também caracterizada muitas vezes como trabalho precarizado e com baixas remunerações. No entanto, a assessoria não é o mesmo que militância, pois a participação ou contribuição de assistentes sociais a movimentos sociais, populares, sindicatos, entre outros, por si só não constitui assessoria. A assessoria não é o mesmo que supervisão, visto que esta última está relacionada a hierarquia, ao poder de um sobre o outro, sendo que na assessoria não há mando, já que o assessorado pode aceitar ou não a proposta do assessor, conforme indicamos anteriormente. A assessoria também não é o mesmo que extensão, como ocorre quando serviços contidos no interior de universidades são oferecidos para o público em geral. Esse tipo de ação não é assessoria e sim extensão. A assessoria não significa a recusa ou abandono ao trabalho assistencial, observando que são eixos de trabalho distintos dentro da profissão. A assessoria também tem sido confundida com os vínculos empregatícios instáveis e flexíveis, em que assistentes sociais são contratados para atuarem em outras funções e não como assessores, mas lhe é dada essa titulação como forma de negar seus direitos trabalhistas, tornando seu trabalho precarizado. Portanto, a assessoria nem sempre é trabalho precário e temporário. Nessa perspectiva, por ser a única alternativa em concordância com o exposto, a letra "A" está correta.


    RESPOSTA: A

  • Matos (2009) nos chama a atenção para algumas iniciativas que se apresentam como assessoria/consultoria, porém de forma errônea. Logo, ASSESSORIA/CONSULTORIA NÃO É

     

    Assessoria não é sinônimo de supervisão: Quando o autor afirma isso ele quer dizer que a supervisão tem natureza temporária, eventual (o supervisado procura o assessor quando precisa) e ampla liberdade do assessorado em aceitar ou não, em seguir ou não as indicações do assessor.

    ***************************************************************************************************

     

    Assessoria não é sinônimo de toda e qualquer ação extensionista: Quando o autor afirma isso ele quer dizer que não se pode denominar qualquer atividade de extensão como assessoria/consultoria.

    ****************************************************************************************************

     

    Assessoria não é, necessariamente, trabalho precarizado e/ou temporário: Quando o autor afirma isso ele quer dizer que o fato de empresas contratarem de forma precarizada alguns profissionais, não significa que esses profissionais estejam realizando o trabalho de assessoria ou consultoria.

    ******************************************************************************************************

     

    Assessoria não é mera militância política: Quando o autor afirma isso ele não tem por intenção desprezar a participação dos assistentes sociais nos diversos movimentos sociais, ele quer afirmar que eles se relacionam, mas não se confundem não se pode afirmar que Assessoria/Consultoria é apenas militância política.