SóProvas


ID
1787392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma empresa de prestação de serviços de consultoria alocou, no período de encerramento, todos os seus consultores, em tempo integral, para finalizar um projeto de interesse da administração pública. O projeto é objeto de custeio, o salário dos consultores é pago conforme as horas trabalhadas, um veículo foi utilizado especificamente para o projeto e a depreciação desse veículo é calculada pelo método das quotas constantes.

Considerando a situação apresentada, assinale a opção correta a respeito de custos e despesas.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, é o seguinte:

    O salário dos consultores é um custo direto variável. É direto porque os consultores são diretamente empregados no projeto. É variável porque eles são pagos conforme as horas trabalhadas.
    A depreciação do veículo é um custo direto fixo. É direto porque o veículo é utilizado especificamente para o projeto. É fixo porque é utilizado o método das quotas constantes.
  • A depreciação é um custo fixo porque ela ocorre mesmo que o projeto não ocorra..

  • Gabarito Letra E

    A banca utilizou um conceito básico para criar uma casca de banana. Embora tenhamos na questão exemplos de custos que tradicionalmente são classificados como CIF (como aluguel de fábrica, energia elétrica da indústria e salário do supervisor da fábrica), somente faz sentido a classificação como custo indireto de fabricação SE TIVER QUE UTILIZAR UM MÉTODO DE RATEIO. Como temos apenas um produto fabricado, esses itens não são considerados como custos indiretos
    fonte: Q588223

    bons estudos

  • O segredo da questão está em saber que quando a empresa trabalha com apenas um projeto/produto, todos os custos são diretos. Sabendo disso, já eliminamos as alternativas A e D.

     

    Como o veículo está destinado especificamente para o projeto (= produção da empresa), a sua depreciação é um custo, e não uma despesa, eliminando a alternativa B

     

    Por fim, também foi dito que o salário dos consultores é pago conforme as horas trabalhadas, ou seja, o salário varia diretamente com o volume de produção. Portanto, este salário representa um custo variável, eliminando a alternativa C.

     

    De tal modo, nos resta apenas a alternativa E, que está correta e, portanto, é o gabarito da questão.

  • Renato mandou bem como sempre. O resto ficou viajando.

  • Vamos às alternativas:

    a) O salário dos consultores é custo direto, e a depreciação do veículo, custo indireto.

    Item ERRADO. Nesse caso específico temos apenas um objeto de custo. Sendo assim, todos os custos podem ser diretamente atribuídos a esse objeto de custo, que é o único projeto em pauta. A depreciação do veículo, ao contrário do que possamos imaginar em um primeiro momento, é custo, não despesa, pois o veículo está trabalhando no processo produtivo (serve apenas ao projeto). 

    b) A depreciação do veículo é despesa, e o salário dos consultores, custo.

    Item ERRADO. Como acabo de dizer, a depreciação do veículo, ao contrário do que possamos imaginar em um primeiro momento, é custo, não despesa, pois o veículo está trabalhando no processo produtivo (serve apenas ao projeto). O salário dos consultores é, de fato, um custo.

    c) O salário dos consultores e a depreciação do veículo são custos fixos.

    Item ERRADO. O salário dos consultores é custo variável, pois é pago conforme as horas trabalhadas, ou seja, depende do volume de produção (nível de atividade). Já a depreciação é custo fixo, pois não tem relação com o volume de produção. 

    d) A depreciação do veículo é custo fixo indireto, e o salário dos consultores, custo variável.

    Item ERRADO. A depreciação do veículo, como vimos, é custo fixo direto; já o salário dos consultores é, de fato, custo variável. 

    e) Tanto o salário dos consultores quanto a depreciação do veículo são custos diretos.

    Item CERTO. Como vimos, nesse caso específico temos apenas um objeto de custo. Sendo assim, todos os custos podem ser diretamente atribuídos a esse objeto de custo, que é o único projeto em pauta.

    Gabarito: letra E.