SóProvas


ID
1787737
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A pecuária orgânica é baseada no princípio de praticar um conjunto de ações que visam uma produção econômica de forma ambientalmente correta e socialmente justa. No entanto ainda existe confusão sobre conceitos de “boi orgânico" e “boi verde". Em relação ao tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 4 porque tem que ter o grupo controle?
  • A produção de animais orgânicos deve ser de maneira saudável, onde o produtor não esteja degradando a natureza. A criação geralmente é em sistema de pastagem, sendo que este não pode conter agrotóxicos ou qualquer tipo de adubação química. O uso de confinamento é permitido por no máximo 90 dias apenas, com a correta utilização de alimentos sem a presença de contaminantes ou alguns aditivos que não são permitidos.


    Os animais podem receber somente as vacinas previstas em calendário nacional. Se necessário (em casos de doenças) é permitido somente o uso de medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos.

  • GABARITO: LETRA D

     “Boi verde” e o “Boi orgânico” carregam, na denominação, o mesmo objetivo: divulgar o gado brasileiro nos mercados interno e externo como um boi ecológico. Mas os métodos de manejo de ambos guardam grandes diferenças.

    "Boi orgânico": É aquele criado em pasto sem agrotóxico e sem adubação química, tratado com medicamentos homeopáticos. É um boi ecologicamente correto. “A adubação a pasto é feita com esterco dos próprios animais”. Quanto às doenças, prevalece o princípio da prevenção do aparecimento das mesmas e, quando há problemas, utiliza-se a homeopatia até para combater moscas e parasitas como vermes e carrapatos. O uso de sal mineral e inseminação artificial são permitidos, mas os antibióticos, proibidos. Vacinas oficiais obrigatórias.

     "Boi verde”: Apesar de também valer-se da criação a pasto como nos sistemas agroecológicos, as semelhanças terminam aí. Uso de adubos sintéticos solúveis, de antibióticos e medicamentos alopáticos é permitido. E a suplementação alimentar feita no confinamento se vale de plantas (milho, cana-de-açúcar, por exemplo) originadas em sistemas convencionais de produção.