-
GABARITO ERRADO
Memorando --> é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Aviso e ofício --> são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
-
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
-
incompleta considerada ERRADA => EXISTE!!!!
-
Não tá imcompleta não Patrícia freitas. O erro da questão é dizer que "o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si". O aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares...
-
Questão errada, outras ajudam a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2014 - ANTAQ - Conhecimentos Básicos - Todos os cargosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Memorando; O memorando, texto oficial cuja esfera de circulação é interna, isto é, estabelece comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, caracteriza-se pela tramitação ágil e procedimento burocrático simples.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2015 - DEPEN - Especialista - Todas as áreas - Conhecimentos BásicosDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; O aviso é um gênero de comunicação oficial cujo remetente é restrito, uma vez que é expedido apenas por ministros de Estado e tem como finalidade comunicativa o tratamento de questões oficiais pelos órgãos da administração pública entre si.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício;
Embora sejam modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas, ofício e aviso diferenciam-se pelo fato de que o aviso é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, enquanto o ofício é expedido pelas demais autoridades. Ambos destinam-se ao tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
GABARITO: CERTA.
"Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”
-
Quem " AVISA" Ministro é!!! rsrsrs
-
Caramba! 5 vezes a mesma questão, tá ruim em QC.
-
Complicado ... Essa questão .. então devemos entender que como na questão não se deu mais detalhes para diferenciar o aviso e o ofício a questão está errada - o ofício se encaminha para particulares e aviso somente entre ministros de estado.
-
Fui no mesmo pensamento da Patrícia.
-
Errada (Errei 1 vez e na segunda acertei)
Aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado:
Ofício expedido para e por autoridades com a finalidade do tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e TAMBÉM COM PARTICULARES.
-
caramba já é a décima vez que repetem essa mesma questão aqui no qc
-
quem não lembrar dos PARTICULARES, perde 2 pontos. haha
-
Adelante, o problema é que o abençoado do examinador não restringiu o ofício, pois a questão parece que pediu uma das opções do ofício.
-
Perdi 2 pontos. haha
-
Até agora não entendi o erro da questão!
-
Também não entendi.... O ofício é usado entre órgãos diferentes, e também endereçados a particulares, apesar da questão não citar. O aviso é entre ministros, ok, mas se um ministro da justiça manda um aviso para um ministro da educação seria de órgãos diferentes.... ou não?!?
-
O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão ofício, mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é usado para a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si. Resposta: Errado.
Comentário: aviso é meio de comunicação exclusiva entre os ministros de estado. Ofício é meio de comunicação entre a administração pública entre si e também com os particulares. A questão restringiu “administração pública entre si”.
-
Questão que a banca pode considerar o que quiser.
-
Memorando é uma coisa, conceituado certinho.
OfÃcio outra conceituado certinho.
Aviso outra diferentemente ainda, conceituado inadequadamente. Junto com o conceito de oficÃcio.
OfÃcio -> entre órgãos da administração + particular.
Aviso -> QUEM AVISA MINISTRO É (esta exclusiva aos ministros de estado, para autoridades de MEEEESMA HIERARQUIA).
FIM!!
GAB ERRADO.
-
Q872084 Redação Oficial
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM
Prova: Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos (Exceto cargos 1, 2 e 8)
Considerando a definição apresentada, julgue o próximos item, relativo à redação oficial.
O ofício e o aviso são idênticos quanto à finalidade: ambos tratam de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.
Resposta Certa!
Baseado nisso eu pergunto: O que está errado na questão em discussão. Esta questão do STM derruba muitos comentários abaixo. O que responder?
Sugestão: Pular.
-
A questão está falando da DIFERENÇA, e não das semelhanças, logo está errado.
-
Essa é o tipo de questão que se a banca decide colocar como "certa" será certa! e se ela decide colocar "errado" será errado. E nem adianta contestar, porque ela terá margem para se justificar em qualquer das duas hipóteses. Já vi CESPE colocar questão incompleta como CERTA, na maioria das vezes, e também como ERRADA, como nesse caso que está apenas incompleta.
O ofício, o aviso e o memorando seguem o formato do padrão ofício, mas se diferenciam pela finalidade: o memorando é usado para a comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, ao passo que o ofício e o aviso são empregados no tratamento de assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si.Sendo que aviso é expedido exclusivamente por ministros para autoridades de mesma hierarquia, e no caso do ofício é expedido para e pelas demais autoridades e também com particulares ,(Isso foi o que faltou para completar a questão).
Gabarito: Errado (dessa vez)
Com fé e foco venceremos!
-
"Dê-me o gabarito que eu te direito a justificativa"
CESPE,2018.
-
Parem com essa merda nos comentarios de dizer que uma questao incompleta esa certa ......A banca faz o que quer saco isso
-
GABARITO ERRADO
Ofício - usado para comunicação oficial entre órgãos da administração pública e de autoridades para particulares;
Memorando - usado para comunicação interna;
Aviso - usado entre os Ministros de Estado e autoridades de mesma hierarquia. (Quem avisa MINISTRO é).
-
Q872084 - Considerando a definição apresentada, julgue o próximos item, relativo à redação oficial.
O ofício e o aviso são idênticos quanto à finalidade: ambos tratam de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.
GABARITO: CERTO
"E AGORA JOSÉ......".... QUAL SERIA O VERDADEIRO ERRO DA QUESTÃO??????
-
Essa questão deveria ser anulada... no próprio manual da presidência traz como tendo a mesma finalidade do oficio, diferenciando apenas o seu emitente.
"Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares."(MPRP)
A questão aqui não é quem produz a correspondência, e sim em que âmbito em que ela ocorre, os quais interno e externo. No que tange a comunicação externa, Oficio e a Aviso possuem a mesma finalidade. Não importa o emissor, os dois mudam de orgão assim que deixam o seu emissor. Como o Memorando possui papel de comunicação interna. Por isso eu vejo um grande problema nesta questão.
Essa questão foi ambígua, caberia recurso fácil.
-
"assuntos oficiais por órgãos da administração pública entre si"
O ERRO ESTÁ NO "ENTRE SI", POIS O MEMORANDO É USADO DENTRO DO PRÓPRIO ÓRGÃO (ENTRE SI).
-
Seguem o padrão ofício:
Aviso;
Memorando;
Ofício;
Exposição de motivos.
Macete: AMO EX-namorado
-
Fonte: MRPR 3ª edição
Link: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf pg. 27, O Padrão Ofício.
--
Uma observação pessoal:
Segundo a atualização do MRPR 3ª edição, foi abolida aquela distinção entre memorando, aviso e ofício, e o padrão ofício é um conjunto unitário, pois passou-se a utilizar o termo "ofício" nas 3 hipóteses. Portanto, os antigos memorando, aviso e ofício não existem mais.