SóProvas


ID
1788445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que diz respeito ao desenvolvimento de testes de software, julgue o item a seguir.

As técnicas para design de testes são classificadas em duas abordagens: estática, que se baseia em revisões e análises estáticas; e dinâmica, que se baseia em testes de caixa branca, experiência e testes de caixa preta.


Alternativas
Comentários
  • 3. MODALIDADES DE TESTE


    3.1. Testes estáticos e dinâmicos

    Uma primeira divisão que pode ser estabelecida em relação ao teste de software corresponde à forma de utilização do código obtido na etapa de implementação (ou codificação). Segundo esta ótica, pode-se organizar os testes em estáticos e dinâmicos.


    3.1.1. Os Testes Estáticos

    Os testes estáticos são aqueles realizados sobre o código-fonte do software, utilizando como técnica básica a inspeção visual. Este tipo de teste é de simples implementação, uma vez que não há necessidade de execução do programa para obter-se resultados. Eles podem ser utilizados utilizando a técnica de leitura cruzada, onde um leitor é atribuído para avaliar o trabalho de cada programador do software. Uma outra forma de realizar o teste é por inspeção, onde uma equipe designada analisa o código à luz de um questionário especialmente concebido — a check list.


    Nos dois casos, os responsáveis pela realização do teste não realizam nenhum tipo de correção no código, limitando-se a assinalar os erros encontrados.


    Eventualmente, o teste estático pode ser automatizado com o auxílio de ferramentas de análise estática, que podem ser simples geradores de referências cruzadas ou, no caso de ferramentas mais sofisticadas, serem dotadas de funções de análise do fluxo de dados do programa.


    3.1.2. Os Testes Dinâmicos

    Os testes dinâmicos são os procedimentos baseados na execução do código binário do programa, sendo esta execução realizada com base em subconjuntos de dados — o jogo de teste.


    A escolha do subconjunto de dados a ser utilizado para o teste pode ser feita com base em aspectos estruturais do software (obtido a partir do código-fonte) ou em aspectos funcionais (a partir da especificação do programa).


    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABga8AJ/engenharia-software-08

  • Análise estática como técnica de design de teste?  Alguém tem referência de algum autor de onde essa questão poderia ter sido retirada?

     

    Sommervile separa claramente análise estática x análise dinâmica:

     

    Análise estática:

    - Analisa e verifica representações do sistema, como documento de requisito, diagramas de projeto e código-fonte do programa

    - Pode ser aplicado em todas as etapas do projeto

    - Ex: inspeção de software, revisão por pares, análise estática automática por alguma programa(ex: Sonar)

     

    Análise dinâmica:

    - Envolve executar uma implementação do software com dados de teste. É verificado as saídas do software e seu comportamento esperado

    - Aplicado apenas quando se tem algum código de software executável(Não é necessário que o sistema todo esteja implementado)

    - Ex: testes de software em seus mais diversos níveis e tipos

     

  • Verificação estática→Inspeção (análise do sistema ou código, mas geralmente não há correção)

    Verificação dinâmica→Testes (Caixa-Preta, Caixa-Branca, etc.)

     

    Validação→Foco na verificação da conformidade da aplicação com os requisitos.

  • Testes de caixa branca, por exemplo. revisão do código fonte, é dinâmico ?

     

  • A palavra experiência me deixou na dúvida, mas no geral estava tudo correto.

  • Teste caixa branca visa verificar o código fonte em busca de validações erradas, erros de sintaxe, práticas e etc, não executa o software, logo é um teste estático, como a afirmação desta Questao pode estar certa se considera o mesmo como dinâmico?