SóProvas


ID
1788463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

      Considere o projeto de uma aplicação com interface web, cujo número previsto de usuários é de 4 milhões de pessoas, e que deve atender a aspectos de acessibilidade a pessoas com deficiência visual. Considere, ainda, que durante a etapa de desenvolvimento da aplicação, a disciplina de testes tenha sido negligenciada devido ao curto prazo de entrega do projeto. Assim, quando a aplicação foi implementada em ambiente de produção e liberada para acesso, ocorreram os seguintes problemas:

  • lentidão ao acessar sistema por meio de nome de usuário e senha;
  • as páginas web da aplicação não funcionavam satisfatoriamente nos navegadores Internet Explorer e Safari;
  • todas as funcionalidades que envolvem gravação, alteração e consulta a banco de dados apresentaram lentidão superior ao tempo esperado de resposta definido pelo gestor do projeto;
  • existência de campos nas páginas de inserção de dados e consulta que permitem a inclusão de qualquer tipo de dados, sem qualquer tratamento.

No período de desenvolvimento da aplicação, o gerente de projeto optou por utilizar uma metodologia ágil (Scrum), deixando a cargo dos desenvolvedores a criação de testes unitários para testar a solução, sendo esta a única frente de testes do projeto. A fim de solucionar os problemas da aplicação, um analista de testes com conhecimento em programação foi designado para examinar a solução e apontar problemas na aplicação.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética, julgue o item que se segue.

A existência de campos que possibilitem a inserção de qualquer tipo de dado pelo usuário não compromete a segurança da solução tecnológica descrita.


Alternativas
Comentários
  • Questão errada! Compromete, sim, a segurança. Se os campos não possuem tratamentos para o que deve ser digitado, então o sistema pode estar vulnerável a alguns problemas de segurança. Um destes problemas é o SQL Injection:


    SQL injection é um tipo de ataque muito simples, que baseia-se na execução de comandos SQL, sejam comandos de manipulação de dados - DML (select, insert, update, delete) ou comandos de definição de dados - DDL (create, drop, alter). Estes comandos são executados através das entradas de formulários web, ou seja, no local destinado para digitação de informações pelo usuário, onde são passados comandos SQL, que por falhas nas aplicações acabam por resultar em alterações no banco de dados ou no acesso indevido à aplicação.



    Fonte: http://www.devmedia.com.br/sql-injection-em-ambientes-web/9733

  • A banca poderia ter facilitado a vida do candidato. Texto gigantesco para uma pergunta simples.