-
Teste de Performance
O conceito de testes de performance (em português desempenho) é o mais abrangente e genérico de todos. Ele é usado para referenciar qualquer tipo de avaliação que esteja sendo feito em uma aplicação ou ambiente e seu resultado não é simples como “sucesso” ou “falha”.
Os resultados dos testes são usados para determinar um padrão de comportamento e capacidade da aplicação que está sendo testada. Esses limites e padrões são chamados de baseline e servem de referência para testes de carga, stress, spike ou outros que estejam sendo planejados/executados no ambiente.
Teste de Stress
Em um teste de stress, além de uma grande carga disparada contra a aplicação, alguns cenários de crash da aplicação são testados, com o objetivo também de determinar a capacidade de recuperação e estabilidade do sistema. Um exemplo é a retirada de um nó do cluster de servidores de aplicação ou uma eventual indisponibilidade do banco de dados.
Teste de Carga
O Teste de Carga é aquele onde o volume de gerado pela ferramenta de geração de carga é crescente no decorrer do tempo. O objetivo principal é encontrar o limite de capacidade da aplicação e identificar qual o limitante (codificação, hardware, tempo de resposta excessivo). Da mesma forma que os outros testes, não é objetivo do teste de carga encontrar problemas funcionais na aplicação.
Algumas respostas que podem ser encontradas com um teste de carga são:
Throughput
Limite de capacidade de hardware
Requisitos de balanceamento de carga
Um entregável interessante de um projeto com o teste de carga é a quantidade de transações simultâneas, para sistemas baseados em serviços (web services, por exemplo), e qual a quantidade de usuários simultâneos, para sistemas de interação com o usuário (como um site).
-
• Teste de Desempenho: A aplicação suporta 1.000 transações por minuto com 1.000 usuários simultâneos?
• Teste de Carga: Quantas transações serão suportadas por minuto quando aumentarmos os usuários simultâneos para 2.000, 3.000, 4.000?
• Teste de Stress: Quantas transações por minuto solicitadas por 5.000, 6.000, 7.000 usuários simultâneos, serão suportadas pela aplicação sob condições não especificadas do software e até mesmo do próprio hardware?
-
Eu estava confuso achando que teste de desempenho era a mesma coisa que teste de avaliação de desempenho, não, não são a mesma coisa:
"O Teste de Desempenho abrange os seguintes tipos de testes:
Teste de avaliação de desempenho: Compara o desempenho de um objetivo do teste novo ou desconhecido em relação a um padrão de referência conhecido, como softwares ou medições existentes.
Teste de contenção: Verifica se o objetivo do teste pode tratar de forma aceitável as demandas de vários atores no mesmo recurso (registros de dados, memória e assim por diante).
Perfis de desempenho: Verifica a aceitabilidade do comportamento de desempenho do objetivo do teste através de configurações variáveis, enquanto as condições operacionais permanecem constantes.
Teste de carga: Verifica a aceitabilidade do comportamento de desempenho do objetivo do teste em condições operacionais variáveis (como número de usuários, número de transações, etc.), enquanto a configuração permanece constante.
Teste de stress: Verifica a aceitabilidade do comportamento de desempenho do objetivo do teste quando condições anormais ou extremas forem encontradas, como a redução dos recursos ou um número extremamente alto de usuários."
FONTE: http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/workflow/test/co_perfo.htm
-
Não concordo com o gabarativo.
Teste de desempenho: busca extrair informações sobre o desempenho do sistema em cenários normais de uso;
Teste de stress: Buscar descobrir qual é o ponto em que o sistema já não suportaria mais, para descobrir o limite do sistema, a carga máxima suportada, ou seja, demandas fora dos limites.