-
Errado
Primeiro, para manter a consistência de um BD cada esquema (tabela) sempre terá apenas uma chave primária (PK), contudo pode ocorrer de acontecer a chamada dependência transitiva ou funcional dos demais atributos (colunas) da tabela em relação a esta PK, isto sim será tratado pelas técnicas de normalização, para que todos as colunas de uma tabela dependedam totalmente e unicamente da chave primária.
Primeira forma normal: requer que todos os valores de colunas em uma tabela sejam atômicos.
Segunda forma normal: requer que não haja dependência funcional, ou seja, os tributos devem depender totalmente da PK e não apenas de parte dela.
Terceira forma normal: requer que não haja dependência transitiva, ou seja, os atributos deve depender unicamente da PK, sem depender de outros na mesma relação.
-
As técnicas de normalização são empregadas para evitar anomalias e problemas, como a redundância de dados. Nada tendo a ver com a tabela ter uma ou mais chaves. A tabela não pode ter mais de uma chave primária, mas pode ter uma chave primária e uma chave candidata ao mesmo tempo, por exemplo.
-
Isso acabaria com o conceito de chave candidata. E
-
A banca CESPE já cobrou esse item algumas vezes. É incorreto dizer que as técnicas de normalização irão eliminar chaves excedentes em uma tabela. Nenhuma das formas normais determina isso. Quando há uma série de chaves candidatas em uma tabela, apenas uma delas é selecionada para ser a chave primária, mas as demais permanecem armazenadas na tabela sem problema algum. Essas chaves excedentes muitas vezes são chamadas de chaves alternativas ou secundárias.
-
ERRADO
Chave é muito genérico ,pois podemos ter várias chaves candidatas ou estrangeiras.
Quem tem que ser única é a chave primária e também not null ,ou seja,não aceita valores nulos .
-
E outra, normaliza se quiser. Vai depender do que você está buscando nas consultas ao BD.
-
que tipo de chave?
-
Uma chave é um atributo (ou conjunto de atributos) que identifica unicamente uma ocorrência da tabela. Não há problema algum em existir várias chaves, mas só uma poderá será a chave primária.
O processo de normalização, por sua vez, é uma sequência de passos que visa decompor as relações, com objetivo de reduzir a inconsistência e redundância dos dados.
Nenhuma das formas normais sugere eliminar as chaves de uma relação; na verdade, elas se baseiam no conceito de dependência funcional e dependência multivalorada.
Concluímos, assim, que a assertiva está errada.
Prof Guedes
Excelentes estudos !!!