SóProvas


ID
1789183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de segurança da informação, julgue o item subsequente.

Assim como os vírus, os worms propagam-se por meio da inclusão de cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos, de modo a comprometerem os sistemas hospedeiros.

Alternativas
Comentários
  • Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


    http://cartilha.cert.br/malware/
  • Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .

    Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.[


    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: PC-DF

    Prova: Agente de Polícia

    Malware é qualquer tipo de software que pode causar algum impacto negativo sobre a informação, podendo afetar sua disponibilidade, integridade e confidencialidade. Outros softwares são produzidos para oferecer proteção contra os ataques provenientes dos malwares.

    Com relação a esse tema, julgue o próximo item.

    Os vírus, ao se propagarem, inserem cópias de seu próprio código em outros programas, enquanto os worms se propagam pelas redes, explorando, geralmente, alguma vulnerabilidade de outros softwares.

    GAB: C

  • Os worms têm corpo próprio, não precisam de hospedeiro e se propagam automaticamente pelas redes.  

  • ERRADA.

    Worms (vermes): são programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc).

  • VÍRUS - não criam cópias de si mesmos. Os que conseguem essa façanha são os WORMS e os BOTS.

  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Worm

     

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido á grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.


    Fonte: Cartilha de Segurança; Pag 25.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Repare que essa questão foi retirada da Cartilha de Segurança, a CESPE só mudou o: "DIFERENTEMENTE DO VIRUS" que consta na cartilha por: "Assim como os vírus", deixando a questão ERRADA.

  • Ambos são programas maliciosos, porém cada um com sua peculiaridade.

  • Cada malware tem sua característica específica. Pmal 2020 força e honra
  • Worm se propagara pela execução direta de suas cópias.

    Errado.

  • não precisa de hospedeiro

  • GABARITO: ERRADO

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    FONTE: cartilha cert

  • GABARITO: ERRADO

    Os worms são malwares autoexecutáveis transmitidos através da rede de computadores que independem de hospedeiro para se multiplicar.

    Diferentemente do que propõe o enunciado, a função dos worms não é comprometer o sistema do hospedeiro, mas sim roubar suas informações.

  • Worms não precisam de hospedeiros

  • ERRADO

    Vírus --> Dependem de hospedeiros, em regra, para a replicação e vão inserindo suas cópias nos programas.

    Worms --> Se propagam sem necessidade de hospedeiros, ou seja, onde estiver frágil ele executa a cópia.

    worms NÃO PRECISAM de hospedeiros!

  • Povinhos federais, tenção no que o titio fala, WORM Propaga por rede, e não precisa de hospedeiro, foquis galeris, que ta chegandis o concursis 1

  • Worms não necessitam de hospedeiros pelo simples fato de eles serem os próprios arquivos. Outra informação é que worms não infectam arquivos e programas. Essa característica é dos vírus.

  • Assim como os vírus, os worms propagam-se por meio da inclusão de cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos, de modo a comprometerem os sistemas hospedeiros.

    Worms não se propagam através de cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos, tendo em vista que essa função cabe aos vírus. Assim, Worms infectam sistemas de computadores por meio de redes, e não seus programas ou arquivos.