SóProvas


ID
1789207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a criptografia.

Algoritmos de criptografia baseiam-se nos princípios gerais de substituição e transposição, e a maior parte dos sistemas envolve vários estágios de substituições e transposições.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/o-que-e-criptografia.html

  • O outro método usado para criptografar mensagens é a cifra, técnica na qual o conteúdo da mensagem é cifrado através da mistura e/ou substituição das letras da mensagem original. A mensagem é decifrada fazendo-se o processo inverso ao ciframento. Os principais tipos de cifras são:

    Cifras de Transposição: método pelo qual o conteúdo da mensagem é o mesmo, porém com as letras postas em ordem diferente. Por exemplo, pode-se cifrar a palavra "CARRO" e escrevê-la "ORARC";

    Cifras de Substituição: neste tipo de cifra, troca-se cada letra ou grupo de letras da mensagem de acordo com uma tabela de substituição. As cifras de substituições podem ser subdivididas em:

    Cifra de substituição simples, monoalfabética ou Cifra de César: é o tipo de cifra na qual cada letra da mensagem é substituída por outra, de acordo com uma tabela baseada geralmente num deslocamento da letra original dentro do alfabeto. Ela é também chamada Cifra de César devido ao seu uso pelo imperador romano quando do envio de mensagens secretas. César quando queria enviar mensagens secretas a determinadas pessoas, substituía cada letra "A" de sua mensagem original pela letra "D", o "B" pelo "E", etc., ou seja, cada letra pela que estava três posições a frente no alfabeto.

    Cifra de substituição polialfabética: consiste em utilizar várias cifras de substituição simples, em que as letras da mensagem são rodadas seguidamente, porém com valores diferentes.

    Cifra de substituição de polígramos: utiliza um grupo de caracteres ao invés de um único caractere individual para a substituição da mensagem. Por exemplo, "ABA" pode corresponder a "MÃE" e "ABB" corresponder a "JKI".

    Cifra de substituição por deslocamento: ao contrário da cifra de César, não usa um valor fixo para a substituição de todas as letras. Cada letra tem um valor associado para a rotação através de um critério. Por exemplo, cifrar a palavra "CARRO" utilizando o critério de rotação "023", seria substituir "C" pela letra que está 0(zero) posições a frente no alfabeto, o "A" pela letra que está 2 (duas) posições a frente, e assim por diante, repetindo-se o critério se necessário.

    A principal vantagem das cifras em relação aos códigos é a não limitação das possíveis mensagens a serem enviadas, além de ser tornarem mais difíceis de serem decifradas.

    As cifras são implementadas através de algoritmos associados a chaves, longas seqüências de números e/ou letras que determinarão o formato do texto cifrado.

     

     

    fonte: http://www.di.ufpe.br/~flash/ais98/cripto/criptografia.htm

  • CERTO.

    Questão bacana, vou comentá-la.

    Segundo Stallings(2014,p.580),"Todos os algoritmos de cifração são baseados em dois princípios gerais: substituição, na qual cada elemento no texto às claras(bit, letra, grupos de bits ou letras) é mapeado para um outro elemento,  e transposição, na qual elementos no texto às claras são rearranjados. (...) A maioria dos sistemas, denominados sistemas de produto, envolve múltiplos estágios de substituições e transposições."

     

    - SEGURANÇA DE REDES-WILLIAN STALLINGS-2 EDIÇÃO-2014.

  • CERTO.

    errei porque pesnei que seria Substituição OU Transposição e nao as duas tecnicas juntas.

  • GABARITO: CERTO.