-
1 - Quanto mais proxima da fonte ou do receptor, melhor será o desempenho acústico.
2 - Quanto maior a espessura da barreira, menor sua capacidade de vibração, por conta da resistência gerada pelo aumento de massa.
4 - O vento (ar em movimento) é capaz de deslocar a direção de porpagação do som (onda mecânica), e se o som penetrar a região de sombra acústica, menor será a eficiência da barreira.
5 - Se houver difração no topo da barreira, parte do som é desviada para a região que se pretende proteger acústucamente, reduzindo sua eficiência.
-
c
Quanto mais alta a região existente entre a projeção do raio sonoro direto incidido sobre o receptor e o topo da barreira, maior sua eficiência.
-
a) Quanto mais afastada da fonte ou do receptor, melhor será o desempenho acústico. Devem localizar-se o mais próximo possível do foco.
b)Quanto maior a espessura da barreira, maior sua capacidade de vibração. Quanto maior a massa da superfície, menor a probabilidade de vibração e menor a transmissão sonora.
d) A incidência do vento sobre a barreira acústica pode aumentar sua eficiência pela penetração do som na região de sombra acústica. A incidência do vento sobre a barreira acústica pode reduzir sua eficiência pela penetração do som na região de sombra acústica.
e) Para sons de baixa frequência a tendência é que ocorra difração no topo da barreira acústica, aumentando sua eficiência. Quando o som encontra uma barreira no sentido de sua propagação, sofre uma refração na borda da barreira.
Fontes: Manual Procel Edifica e blog.owa.com.br/glossario-da-acustica-termos-basicos-que-todo-arquiteto-deve-saber-2/
Gabarito:C
@arquitetamanuprado
-
Questão retirada exatamente do livro "Bê-a-bá da acústica arquitetônica." P. 72 á 75.
a) Frequência dos Sons: "Quanto mais próxima da fonte ou do receptor, melhor será o desempenho acústico."
b) Massa da Estrutura: "Quanto maior a espessura da barreira, menor sua capacidade de vibração."
c) Altura do elemento utilizado: "Quanto mais alta a região existente entre a projeção do raio sonoro direto incidido sobre o receptor e o topo da barreira, maior sua eficiência."
d) Movimentação do ar: "A incidência do vento sobre a barreira acústica pode reduzir sua eficiência pela penetração do som na região de sombra acústica."
e) Sons de baixa frequência: "Para sons de baixa frequência a tendência é que ocorra difração no topo da barreira acústica, diminuindo sua eficiência."