SóProvas


ID
1790047
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

        Paciente com 26 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de dor intensa e aguda, dois dias após a extração do dente 38. A análise do prontuário da paciente mostra que este dente não estava irrompido e foi realizada a osteotomia para a desimpactação e a exodontia. A extração do dente 48 estava programada para 30 dias após a exodontia do 38. Durante a anamnese, a paciente relatou ter boas condições gerais de saúde e fazer uso de contraceptivo oral, e também que o uso de analgésico não atenuava a dor. O exame clínico mostra alvéolo vazio com coloração acinzentada e presença de halitose. 

Considere as afirmativas a seguir:
I. O processo de reparo ósseo alveolar após uma exodontia envolve as fases de coagulação sanguínea, limpeza do defeito, formação tecidual e remodelação óssea.
II. O reparo ósseo inicia-se com a migração de neutrófilos e macrófagos para o interior do alvéolo, que removerão bactérias e corpos estranhos, ao mesmo tempo em que tecido vascular e células mesenquimais invadem o coágulo formando tecido conjuntivo, que gradualmente é substituído por tecido de granulação.
III. A presença de altos níveis de atividade fibrinolítica, observada em infecções, contribui para a fibrinólise no interior do alvéolo, promovendo a desintegração do coágulo e expondo as paredes ósseas.
IV. Esta complicação pós-operatória resulta do baixo suprimento sanguíneo no alvéolo para formação do coágulo.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Não está claro para mim o que a banca considera como "limpeza do defeito" na assertiva I. Quanto à assertiva II, qual seria o erro?

  • Respondendo ao colega Bruno:

    Acredito que na assertiva I, o examinador refere-se à fase celular da inflamação, pois, "uma vez em contato com corpos estranhos (como bactérias), os neutrófilos liberam o conteúdo de seus lisossomas (desgranulação). As enzimas lisossomais têm a função de destruir bactérias e outros corpos estranhos, além de digerir tecido necrótico. A eliminação de corpos estranhos também é ajudada pelos monócitos, como os macrófagos, os quais fagocitam corpos estranhos e substâncias necróticas". (Livro Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea, 4a edição, Peterson, Haupp e cols).  Enfim, também não concordo com o termo utilizado na questão, mas acredito que seja essa a referência...

     

    II. O reparo ósseo inicia-se com a migração de neutrófilos e macrófagos para o interior do alvéolo, que removerão bactérias e corpos estranhos, ao mesmo tempo em que tecido vascular e células mesenquimais invadem o coágulo formando tecido conjuntivo, que gradualmente é substituído por tecido de granulação.

    Após a formação do coágulo há a sua substituição por tecido de granulação, que por sua vez será substituído por tecido conjuntivo, e  não o contrário.

     

    Formação do coágulo sanguíneo ----- mesmo dia do ato operatório

    Evidência de proliferação tecidual ao nível gengival ---- 4 dias

    Substituição do coágulo por tecido de granulação ---- 7 dias

    Substituição do tecido de granulação por tecido conjuntivo ---- 20 dias

    Fusão epitelial até o espessamento da fibromusocosa ---- 24 a 35 dias

    Preenchimento de 2/3 alveolares por trabéculas ósseas (osso imaturo)  ---- 40 dias

    Preenchimento total do alvéolo por trabéculas ósseas (osso maduro) ---- 64 dias

     

    Fonte: Marzola et al

     

  • II) Primeiro há formação de tecido de granulação, depois conjuntivo (Não o contrário, como diz a questão).

    IV) O resultado de uma alveolite não necessariamente é o baixo suprimento sanguíneo no alvéolo para formação do coágulo, pode ser infecção prévia à extração, traumatismo do osso alveolar, bem como uso de contraceptivos orais.

     

    Gabarito: I e III, letra A

  • Avhei que a III estivesse errada, pq a alveolite não é uma infecção, é?