SóProvas


ID
1790050
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

        Paciente com 26 anos de idade, sexo feminino, queixa-se de dor intensa e aguda, dois dias após a extração do dente 38. A análise do prontuário da paciente mostra que este dente não estava irrompido e foi realizada a osteotomia para a desimpactação e a exodontia. A extração do dente 48 estava programada para 30 dias após a exodontia do 38. Durante a anamnese, a paciente relatou ter boas condições gerais de saúde e fazer uso de contraceptivo oral, e também que o uso de analgésico não atenuava a dor. O exame clínico mostra alvéolo vazio com coloração acinzentada e presença de halitose. 

No planejamento da extração do dente 48, que não está irrompido, a antibioticoprofilaxia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Não concordo

    Claro que antibioticoterapia profilatica é desnecessária,não está no rol da AHA.Gabarito deveria ser E

  • Paciente com fator predisponente que faz uso de anti-concepcional sexo feminino! é agravante de osteite condensante deve receber antibioticoterapia pra evitar alveolite ou osteíte.

  • Não há necessidade de antibióticos nesse caso...

  • pelos atuais conceitos, a letra E é mais adequada, visto que o bochecho prévio com clorexidina reduz em mais da metade os eventos de alveolite. além disso, por ser a alveolite uma complicação e não uma infecção, antibioticoterapia profilática seria pouco eficaz na prevenção de alveolite. São formas de prevenção eficazes: - ANTISSEPSIA INTRA ORAL COM CLOREXIDINA 0.12% - MINIMIZAR TEMPO E TRAUMA CIRÚRGICO - SUTURA ADEQUADA PARA EVITAR PERDA DE COÁGULO - ANTIFIBRINOLITICOS (em pacientes que já relataram evento anterior de osteite alveolar)