letra b.
Ações afirmativas são políticas focais que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão sócio-econômica no passado ou no presente. Trata-se de medidas que têm como objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural.
Entre as medidas que podemos classificar como ações afirmativas podemos mencionar: incremento da contratação e promoção de membros de grupos discriminados no emprego e na educação por via de metas, cotas, bônus ou fundos de estímulo; bolsas de estudo; empréstimos e preferência em contratos públicos; determinação de metas ou cotas mínimas de participação na mídia, na política e outros âmbitos; reparações financeiras; distribuição de terras e habitação; medidas de proteção a estilos de vida ameaçados; e políticas de valorização identitária.
Só complementando...
Ações afirmativas, parte de um pressoposto de igualdade material, previsto na CF. Que consiste no tratamento igual para os iguais, e desigual para os desiguais, dentro de sua desigualdade. Na verdade, as ações afirmativas são ações de preconceito positivo. Onda as políticas públicas voltadas à inclusão social, facilitam as condições de acesso aos serviços sociais custeados pelo Estado, a determinados grupos historicamente desfavorecidos.
No sentido de "compensar" e com isto tentar equilibrar o acesso desses grupos a estes serviços.
Bons estudos...