SóProvas


ID
1791007
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas últimas décadas, a formação de professores para a educação superior passou a fazer parte dos debates educacionais, fomentando o desenvolvimento de estudos nesse campo. Em relação a essa temática, analise as afirmativas. 

I - A LDB de 1996 tratou a formação de docentes para a educação superior apenas no Artigo 66, estabelecendo que a preparação para o exercício do magistério superior deve ser feita em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. 

II - A LDB de 1996 estabeleceu que a formação docente para a educação superior deve incluir Estágio de Docência de, no mínimo, trezentas horas, a fim de assegurar a articulação entre formação acadêmica e exercício profissional. 

III - A diversificação das Instituições de Educação Superior (IES), prevista na legislação educacional brasileira, não tem implicações na formação de docentes, porque é exigida, de todas as IES, a composição do corpo docente com mestres e doutores. 

IV - No âmbito das universidades públicas, a docência adquire um sentido mais amplo do que nas instituições que não se configuram como universidades, porque inclui ensino, pesquisa, extensão e gestão colegiada, bem como busca de financiamento, negociação de projetos e convênios com empresas e instituições, assessorias, participação como especialistas em diversas instâncias científicas etc.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I -  Correta.

    II - Art. 65. A formação docente para a educação básica (e não para a educação superior) incluirá prática de ensino de, no mínimo 300 horas.

    III - Tem implicações sim, na formação docente, porquanto não é exigida de todas as IES a composição do corpo docente com mestres e doutores. A LDB exige das universidades que, pelos menos1/3 do corpo docente possua titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.

    IV - Correta.

     

    Bons Estudos!

  • consegui resolver essa por eliminaçao. quando identifiquei o erro na III

  • Complementando: ainda em relação ao item III, nem todas IES preciam ter, na composição do corpo docente, mestres e doutores. É o caso das faculdades. Ou seja, a diversificação das Instituições de Educação Superior (IES) TEM implicações na formação de docentes, porque através deles (de suas titulações) as IES terão um "melhor" credenciamento.

    A título de esclarecimento, as IES são crecenciadas como faculdades, centro universitários e universidades. As duas últimas tem, na coposição do seu corpo docente, obrigatoriamente, professores mestres e/ou doutores. Vide. art. 15, do Decreto nº 9.235/2017.

  • Consegui resolver por eliminição;

    De acordo com a LDB:

    Art. 65. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas. Art. 66. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.

    Parágrafo único. O notório saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em área afim, poderá suprir a exigência de título acadêmico.