-
Gabarito D)
Art. 8º - Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.
§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.
§ 2º - Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
§ 3º - Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
-
Arquivo de Primeira Idade ou Corrente
É constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou nas repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso. Por documentos em curso entende-se que, nesta fase, os documentos tramitam bastante de um setor para outro, ou seja, podem ser emprestados a outros setores para atingirem a finalidade para a qual foram criados.
GABARITO: D
-
Arquivo Corrente ou Arquivo de Primeira Idade: ATIVA
- Vigentes e de uso Frequente;
- Valor Primário;
- Acesso Restrito;
- Alta Frequência;
- Localização Perto;
Arquivos Intermediários ou Segunda Idade: SEMI-ATIVA
- Valor Primário;
- Acesso Restrito;
- Baixa Frequência;
- Localização Longe;
Arquivos Permanentes ou Terceira Idade: INATIVA
- Valor Secundário;
- Acesso Livre;
- Inalienável;
- Imprescritíveis;
FONTE: QC.
-
Resolução: nos arquivos correntes/ativos/de primeira idade, encontramos os documentos imbuídos de valor primário, ou seja, com características admnistrativas, fiscais ou legais. Esses documentos possuem uma alta frequência e possibilidade de uso, pois eles acabaram de ser recebidos ou criados para que uma determinada atividade institucional fosse desenvolvida.
Resposta: D