SóProvas


ID
1792249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte com relação a procedimentos técnicos em enfermagem.

O cateterismo vesical de longa permanência, cujo objetivo é o esvaziamento da bexiga, é um procedimento realizado por meio da introdução de um cateter estéril de nelaton simples na bexiga de pacientes que apresentam retenção urinária.

Alternativas
Comentários
  • Este é o procedimento relacionado ao cateterismo vesical de alívio.

  • A sonda utilizada para cateterismo vesical de longa permanência é a Foley, cujo fabricação é feita de Látex de borracha 100% natural siliconizada.

  • Para as sondagens de demora temos as sondas de duas vias, como a de Foley ou a de três vias para lavagem vesical, a de Owen.

  • Quando a urina não pode ser eliminada naturalmente, deve ser drenada artificialmente através de sondas ou cateteres que podem ser introduzidos diretamente na bexiga, ureter ou pelve renal. A sondagem vesical é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina. Suas principais indicações são: obtenção de urina asséptica para exame, esvaziar bexiga em pacientes com retenção urinária, em preparo cirúrgico e mesmo no pós operatório, para monitorizar o débito urinário horário e em pacientes inconscientes, para a determinação da urina residual ou com bexiga neurogênica que não possuam um controle esfincteriano adequado.

    A sondagem vesical pode ser dita de alívio, quando há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical, ou de demora, quando há a necessidade de permanência da mesmo. Nestas sondagens de demora, a bexiga não se enche nem se contrai para o seu esvaziamento, perdendo com o tempo, um pouco de sua tonicidade e levando à incapacidade de contração do músculo detrursor; portanto antes da remoção de sonda vesical de demora, o treinamento com fechamento e abertura da sonda de maneira intermitente, deve ser realizada para a prevenção da retenção urinária.

    Quando há a necessidade de uma sonda de demora, é imperativo a utilização de um sistema fechado de drenagem, que consiste de uma sonda ou cateter de demora, um tubo de conexão e uma bolsa coletora que possa ser esvaziada através de uma valva de drenagem, tudo isto para a redução do risco de infecção.

    TIPOS DE SONDAS OU CATETERES - VARIAM DE MODELOS E MATERIAIS, DE ACORDO COM O TIPO DE SONDAGEM, SE DE ALÍVIO OU DE DEMORA. PARA AS SONDAGENS DE ALÍVIO, AS MAIS UTILIZADAS SÃO A SONDA DE NELATON; PARA AS SONDAGENS DE DEMORA TEMOS AS SONDAS DE DUAS VIAS, COMO A DE FOLEY (FIGURA ABAIXO) OU A DE TRÊS VIAS PARA LAVAGEM VESICAL.

  • O conceito da questão refere-se a sondagem vesical de alívio e o cateter da sondagem de demora é realizada com a sonda foley.

  • Cateter de plásticos: são utilizados para sondagem intermitente ou de alívio, Ex: cateter de nelaton quê é um material meio rígido

    Cateter de teflon e de silicone: são indicados para sondagem vesical de demora por terem um material maleável, podendo ficar por períodos longo como 2 à 3 meses.