SóProvas


ID
1792318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue o item subsequente.

A principal forma de transmissão do bacilo da hanseníase pelo doente ocorre pelas vias aéreas superiores (mucosa nasal e orofaringe) no contato íntimo e prolongado, frequentemente observada na convivência domiciliar.

Alternativas
Comentários
  • A transmissao da-se pelo convivinio prolongado e intimo,em condições sanitarias deficientes ou indireto por meio de roupa.

  • A hanseniase não transmite por:
     

    Meio de copos, pratos, talheres, portanto não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseniase.

    Assentos, como cadeiras, bancos;

    Apertos de mão, abraço, beijo e contatos rápidos em transporte coletivos ou serviços de saude;

    Picada de inseto;

    Relação sexual;

    Aleitamento materno;

    Doação de sangue;

    Herança genética ou congênita (gravidez);

  • Questão CERTA!

  • Gabarito: Correto.

     

     

     

    De acordo com o Guia para o Controle da Hanseníase.Brasília-DF.2002

     

     

     

    A principal via de eliminação do bacilo, pelo indivíduo doente de hanseníase, e a mais provável porta de entrada no organismo passível de ser infectado são as vias aéreas superiores, o trato respiratório. No entanto, para que a transmissão do bacilo ocorra, é necessário um contato direto com a pessoa doente não tratada.

  • A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente com hanseníase que não está sendo tratado.

     

    Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo que não sabe que está doente, como avós, pais, irmãos, cônjuges, etc. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente.

     

    Estima-se que a maioria da população possua defesa natural (imunidade) contra o M. leprae. Portanto, a maior parte das pessoas que entrarem em contato com o bacilo não adoecerão.

     

    É sabido que a susceptibilidade ao M. leprae possui influência genética. Assim, familiares de pessoas com hanseníase possuem maior chance de adoecer.

     

    Fonte: GUIA PRÁTICO SOBRE A HANSENÍASE - Brasília/DF 2017