SóProvas


ID
1792327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à vigilância em saúde, julgue o item subsequente.

O período de transmissibilidade da dengue compreende um ciclo intrínseco, que ocorre no ser humano, e um ciclo extrínseco, que ocorre no vetor (Aedes aegypti). A transmissão do vírus do ser humano para o mosquito, período chamado de virulência, ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do ser humano.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Período chamado de viremia. No caso da dengue o periodo de viremia começa 1 dia antes da febre e perdura até o sexto dia da doença. 

    Virulência = capacidade do vírus causar doença

    Viremia = Presença de vírus no sangue 

  • A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, a depender de sua forma de apresentação: formas inaparentes, dengue clássico (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SCD), podendo evoluir para o óbito.

    O vírus da Dengue (RNA). Arbovírus do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae, com quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4. No Brasil, a principal espécie vetora é o Aedes aegypti.

    A transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito Ae. aegypti, no ciclo homem → Ae. aegypti → homem. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmi tir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmis são mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta em um hospedeiro suscetível próximo. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem por fontes de água ou alimento.

    O homem infecta o mosquito durante o período de viremia, que começa um dia antes da febre e perdura até o sexto dia da doença. Ou seja, não é enquanto houver presença de vírus no sangue do ser humano.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • virulência

    substantivo feminino

    capacidade de um vírus ou bactéria de se multiplicar dentro de um organismo, provocando doença.

    "bactéria de alta v."

  • Anita Randi como sempre Diva!

  • Viremia e não virulência.