SóProvas


ID
1792339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação ao cuidado de pacientes em unidade de tratamento intensivo (UTI), julgue o item que se segue.

Cuidados diários com a pele, como hidratação; mudança de decúbito a cada duas horas para evitar as úlceras por pressão; e mobilização no leito com o uso de lençóis são medidas importantes que auxiliam a manutenção da integridade da pele do paciente em UTI que apresenta imobilidade.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA!!! NÃO HÁ NECESSIDADE DE IMOBILIZAR UM PACIENTE PARA PROTEGER A INTEGRIDADE DE SUA PELE, JÁ QUE O MESMO APRESENTA  IMOBILIDADE NO LEITO.

  • Boa tarde Vanessa,

    A questão está correta! A mobilização diz respeito a movimentação, diferente da imobilização. Ou seja, na questão o lençol é um auxilio na movimentação do paciente que está prostrado no leito, fator facilitador para equipe. Por isso o uso dos lençois traçados.

  • São varias as medidas que podem ser adotadas para manter a integridade da pele no paciente acamado como:

    - Uso de colchão especial, almofadas e/ou de coxins para redistribuir a pressão.

    - Uso de apoio (travesseiros, coxins ou espumas) na altura da panturrilha, a fim de erguer os pés e proteger os calcanhares.

    - Manutenção da higiene corporal, mantendo a pele limpa e seca.

    - Hidratação diária da pele do paciente com hidratantes e umectantes.

    - Uso de barreiras protetoras da umidade excessiva, quando necessário, como, por exemplo: creme barreira, película semipermeável, espuma de poliuretano, sacos retais e/ou substâncias oleosas.

    - Mudança de posição a cada duas horas para reduzir a pressão local.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271855/Nota+T%C3%A9cnica+GVIMS-GGTES+n%C2%BA+03-2017/54ec39f6-84e0-4cdb-a241-31491ac6e03e