SóProvas


ID
1792402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à segurança no trabalho de profissionais que atendem a pacientes tuberculosos e que, diariamente, realizam orientações e encaminhamentos diversos, coletam exames e testes tuberculínicos, julgue o item.

No momento da coleta de escarro do paciente, o profissional deve — com a finalidade de minimizar os riscos de contaminação — acompanhar o paciente a um local fechado e específico para a coleta, portar luvas de procedimentos e higienizar as mãos com a aplicação de preparações à base de álcool, imediatamente ao término do procedimento.

Alternativas
Comentários
  • A elucidação diagnóstica da tuberculose se baseia na história clínica e epidemiológica, exames radiológicos, prova tuberculínica, exames bacteriológicos (baciloscopia e cultivo), testes bioquímicos e moleculares. A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilífera. O profissional de saúde deve tomar as medidas de precaução como o uso de máscaras com capacidade de filtragem e vedação lateral adequada (PFF2 – Proteção Facial Filtro 2 - ou N95 - regulamentação por entidades americanas), a lavagem de mãos deve ser realizada antes e depois do procedimento e a coleta deve ser realizada em ambiente adequado, com boa ventilação e afastado do fluxo de pessoas. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Tratamento diretamente observado (TDO) da tuberculose na atenção básica : protocolo de enfermagem / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde/ Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.
  • Gabarito: Errado.

     

    De acordo com o CAB nº 21 Vigilância em Saúde: dengue, esquistossomose, hanseníase, malária, tracoma e tuberculose.Brasília-DF.2008

     

    Local da coleta

     

    As amostras devem ser coletadas em local aberto, de preferência ao ar livre ou em sala bem arejada.

  • Local aberto ou em sala bem arejada!!!