SóProvas


ID
1792564
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Norma ISO 14001 trata dos requisitos para que uma organização desenvolva políticas que levem em consideração requisitos legais e informações sobre o meio ambiente. Nela está prevista a aplicação de um sistema de gestão da qualidade em que a organização deve se dividir em células mínimas de gestão. Essas células expressam um conjunto de atividades inter-relacionadas, bem definidas, repetitivas e mensuráveis, que agregam valor, e que devem ser identificadas no manual da qualidade. Esse tipo de procedimento é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos de um Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001)

    Entre os elementos que são priorizados em um Sistema de Gestão Ambiental estão: Dejetos banais e perigosos;Poluições do ar, da água, sonora e visual;Energia;Matérias primas;Fauna e flora associadas à empresa.

    Os principais objetivos de um Sistema de Gestão Ambiental são:

    Respeitar o direito ambiental;Controlar os riscos para a área;Controlar os custos dos dejetos;Melhorar o desempenho do sistema de gestão com a introdução de um novo ângulo crítico;Se diferenciar em relação à concorrência;Valorizar a imagem da empresa.Benefícios de um Sistema de Gestão Ambiental

    Um Sistema de Gestão Ambiental tem como benefícios:

    Redução de riscos de acidentes, de sanções legais etc;Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos;Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia;Captação de novos clientes;Melhora da imagem;Melhora dos processos;Aumento das possibilidades de permanência da empresa no mercado;Aumento das possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental.

    Convém mencionar que a adoção de um SGA deve ser feita de modo estratégico por cada organização. O desenvolvimento do sistema é específico para cada tipo de empresa. Assim como no caso da ISO 9001, não é objetivo da ISO 14001 impor uniformidade na estrutura do sistema desenvolvido ou uniformidade na documentação.

  • As normas da série ISO 9000 requerem que o sistema de gestão tenha uma abordagem de processo, que consiste em:

    considerar todo trabalho como sendo um processo;

    focar no Cliente identificando e satisfazendo as suas necessidades;

    identificar, envolver e comprometer os donos dos processos;

    identificar e eliminar processos que não agreguem valor;

    identificar e controlar os Fatores Críticos de Sucesso de cada processo e do sistema como um todo;

    implementar e manter um sistema de medição, comparação e registro de argumentos importantes para o atendimento dos Fatores Críticos de Sucesso;

    identificar processos referencia (Benchmark) que possam ser utilizados como base para a definição das metas da organização.

    Por definição, um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, definidas, repetitivas e mensuráveis que agregam valor ao transformar entradas em saídas, em outras palavras, é um conjunto de atividades que transforma insumos em produtos, satisfazendo as necessidades dos clientes e atendendo a política da organização.