SóProvas


ID
17929
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito da suíte de protocolos H.323, NÃO é função do gatekeeper a(o)

Alternativas
Comentários
  • O padrão H.323
    -Independência da rede: O padrão H.323 é projetado para utilização em redes baseada em pacotes.
    -Interoperabilidade de equipamentos e aplicações:
    O H.323 permite interoperabilidade entre dispositivos e aplicações de diferentes fabricantes.
    - Independência de plataforma: O H.323 não determina o hardware ou sistema operacional a ser usado. Desse modo, as aplicações H.323 podem ser de naturezas diversas voltadas para mercados específicos, que vão desde software de videoconferência executado em PCs, a telefones IP, adaptadores para TV a cabo, sistemas dedicados, etc.
    - Representação padronizada de mídia:O H.323 estabelece codificadores para compressão e descompressão de sinais de áudio e vídeo. Ele também prevê mecanismos de negociação dos codificadores a serem utilizados numa conferência a fim de que os seus participantes encontrem um subconjunto comum entre si.
    - Flexibilidade nas aplicações clientes: Uma conferência H.323 pode envolver aplicações clientes com capacitações multimídia diferentes. É possível que um terminal com suporte apenas para áudio participe de uma conferência com terminais que tenham suporte adicional de vídeo e/ou dados.
    -Interoperabilidade entre redes:É possível estabelecer conferências entre participantes localizados numa LAN e em outras redes completamente diferentes, como a rede telefônica pública ou ISDN. O H.323 prevê o uso de codificadores que são comuns a vários tipos de redes. Isto é possível através da utilização do componente gateway.
    -Suporte a gerenciamento de largura de banda:O tráfego dos fluxos de vídeo e áudio é consumidor de largura de banda em uma rede. O padrão provê mecanismos de gerenciamento que permitem delimitar a quantidade de conferências simultâneas e a quantidade de largura de banda destinada às aplicações H.323. Além do mais, o H.323 também prevê facilidade de contabilidade de uso dos recursos da rede que podem ser usadas para fins de cobrança. Isto é possível atravéz do gatekeeper.
  • Principais Funções do Gatekeeper

    Tradução de Endereços - Tradução de alias de endereço para Endereços de Transporte que usam uma tabela que é atualizada com mensagens de registro. Também são permitidos outros métodos para atualizar a tabela de tradução.

    Controle de Admissões - Autorização de acesso de rede que usa Requisição de Admissão, mensagens de Confirmação e Rejeição (ARQ/ARC/ARJ). O acesso a rede pode estar baseado em autorização de chamada, largura de banda, ou algum outro critério. Controle de admissões também pode ser uma função nula que admite todos os pedidos.

    Controle de Largura de Banda - Suporte para requisição de largura de banda, mensagens de Confirmação e Rejeição (BRQ/BCF/BRJ), que pode estar baseado em administração de largura de banda. Controle de largura de banda também pode ser uma função nula que aceita todos os pedidos para mudanças de banda.

    Gerenciamento de Zona - O Gatekeeper provê as funções para terminais, MCUs, e Gateways que são registrados na sua Zona de Controle.
  • LETRA B.

    Segundo a Teleco(2014),"

    Gatekeepers

    O padrão H.323 define o gatekeeper, em um serviço multimídia, como um servidor de nível de administração, o qual provê serviços para os endpoints (um endpoint pode ser um terminal, um gateway ou mesmo uma Unidade de Controle multiponto). Os serviços providos pelos gatekeepers compreendem:

    • Resolução de endereços;
    • Controle de admissão;
    • Gerenciamento de banda;
    • Gerenciamento de zona
    "

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialh323xsip/pagina_2.asp


  • Quem realiza a conversão de formatos de áudio e vídeo são os CODECs.

  • Conversão de formatos de áudio e vídeo. => Gateway

    Letra B