A questão exige que o candidato conheça sobre educação especial e para isso faz necessário leitura da LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN).
Por fim, identificaremos como uma escola não se comporta de acordo do a LDBEN referente a esse assunto.
a) Incorreta. Os professores devem estar capacitados para atender os alunos em classe comum para haver inclusão deles. Vejam o artigo 59, III, da LDBEN: "III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;". Portanto, essa não é uma atitude que a escola estaria em desacordo.
b) Correta. Os estudantes que se enquadram na educação especial têm direito de ser tratados iguais a todos e não equalizados. Devem também ser incluídos em classes regulares, mas observadas as suas necessidades especiais. Ou seja, a parte que fala em equalizar e ter métodos comuns a todos, invalidou a questão. Vejam o artigo 59, I, da LDBEN: "I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;". Portanto, a escola tendo como métodos comuns a todos sem se importar com suas necessidades está em desacordo com a LDBEN.
c) Incorreta. Como falado na alternativa anterior, a escola deve sim procurar métodos e técnicas para as necessidades dos alunos que necessitam de atendimento especializado. Portanto, essa não é uma atitude que a escola estaria em desacordo.
d) Incorreta. Esta alternativa diz praticamente o mesmo da anterior. Portanto, essa não é uma atitude que a escola estaria em desacordo.
Referência bibliográfica:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.
GABARITO: B