SóProvas


ID
1797172
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere o modelo IS-LM. Uma política fiscal contracionista gera:

Alternativas
Comentários
  • O "caso clássico" ocorre quando a demanda por moeda é totalmente insensível à taxa de juros; já o caso da "armadilha da liquidez" ocorre quando a demanda por moeda é infinitamente elástica em relação à taxa de juros. ​

    A política monetária expansionista desloca a curva LM para a direita, elevando a renda e diminuindo a taxa de juros. A política monetária contracionista desloca a curva LM para a direita, reduzindo a renda e elevando a taxa de juros; A política fiscal expansionista desloca a curva IS para a direita, elevando tanto a renda quanto as taxas de juros. A política fiscal contracionista desloca a curva IS para a esquerda, diminuindo tanto a renda quanto as taxas de juros.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/982381/modelo-is-lm-1

  • ANA Mota a politica monetaria contracionista desloca a LM para a esquerda e para cima e nao para a direita como disse.

  • a) Errado. O modelo IS-LM pressupõe um desemprego tamanho, que a demanda é que determina a renda da economia. Ou seja, a oferta “está à disposição” da demanda agregada. Se a economia está em pleno emprego, a contração fiscal tende a não reduzir tanto a renda.

    b) Errado! Aqui estamos nos referindo ao caso clássico: quando a curva LM é vertical, ou seja, a moeda é utilizada apenas pelo motivo transação. Neste caso, uma contração fiscal reduz ao máximo as taxas de juros, de maneira que o aumento do investimento privado compensa a redução do gasto público. É o efeito deslocamento completo, mas para uma contração fiscal.

    c) Por que uma necessidade? De qualquer forma, o efeito é oposto: a contração fiscal tende a reduzir a taxa de juros porque retrai a demanda por moeda, para uma oferta constante.

    d) Correto! É o caso em que vale a armadilha da liquidez, ou seja, o caso em que as taxas de juros já estão tão baixas que a demanda por moeda é infinitamente elástica à taxa de juros. Nesta situação, como a redução dos gastos não reduz as taxas de juros, os investimentos não se alteram e não há qualquer compensação da queda dos gastos públicos, fazendo como que o impacto sobre o produto seja máximo. Lembre sempre: a política fiscal tem eficácia máxima quando há armadilha da liquidez (LM horizontal).

    e) Errado! O que a alternativa afirma é que a contração fiscal acompanhada de uma expansão monetária gera um efeito nulo sobre a renda. Mas note que isso dependeria de deslocamentos das curvas que se compensassem perfeitamente. Não podemos afirmar que isso ocorre. Depende de muitos fatores.

    Resposta: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    A política fiscal contracionista tem efeito máximo  quando a curva LM é horizontal, ou seja,  a demanda por moeda é infinitamente elástica em relação à taxa de juros.