-
Boa noite!
Correção em video com um professor, ainda estou apanhando desses trem...
https://youtu.be/uizFMUNaD3U?t=459
-
Gab. ERRADO
Os líderes não são decisivos na moderação de conflitos e sim fundamentais, mas NÃO DECISIVOS!!!
1º Lugar DEUS
-
Essa questão pode ser resolvida só por interpretação. Se considerar correta a primeira premissa, de que o líder assume papel decisivo na moderação do conflito, significa que um ator externo a relação de conflito está intervindo no que antes estava só no ambito de quem estava em conflito, ou seja, os liderados. Por isso acontece o inverso do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada, a responsabilidade sobre o efeito da ação saí das mas mãos da equipe e vai para o líder, conclusão: ERRADA. Se considerar que a 1ª premissa está incorreta a resposta é a mesma: ERRADA.
-
REALMETE NÃO FAZ SENTIDO. SE, DENTRO DE UMA RELAÇÃO DE CONFLITO INTERPESSOAL, O LIDER ASSUME O PAPEL DECISÓRIO, ENTÃO NÃO TEM O PORQUÊ ELE DAR ÀS PARTES CONFLITANTES A AUTORIDADE DECISÓRIA (EMPOWERMENT).
- LIDER AUTOCRÁTICO: LIDER DECISÓRIO.
- LIDER DEMOCRÁTICO: LIDER PARTICIPATIVO.
- LIDER LIBERAR: LIDER NÃO PARTICICIPATIVO E NÃO DECISÓRIO.
GABARITO ERRADO
-
Desconfie das assertivas "o maravilhoso mundo corporativo".
-
-
Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.
Empowerment (empoderamento) é o mesmo que delegação de poderes e não tem nada a ver com solução de conflitos.
Logo a questão está errada.
-
A mediação de conflitos entre colaboradores possuem especificidades que requerem muita astúcia e visão holística no tratamento das informações coletadas para efeitos de melhor compreensão sobre a temática motivadora da situação adversarial entre as partes, há que se determinarem limites nas exposições de questões decorrentes de relações conflitantes, não podendo haver o envolvimento direto do líder mediador, que deverá sempre participar como uma terceira e imparcial parte dentro do processo de mediação.
Fonte:http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/lideranca-como-agente-mediador-de-conflitos-interpessoal/
Seja forte,não desista!!!
-
se há conflito, líder tem que tomar a situção pra si e decidir. empoderamento e decidsão compartilhada só são possíveis quando o clima está apaziguado. do contrário, o pau continua: quem for empoderado no meio do conflito vai partir pra cima de quem está enfraquecido.
por favor crianças, não tentem esta linguagem na discursiva do cespe, ok? em casa podem tentar...
-
Gabarito: ERRADO (Mas deveria ser certo)
.
De qualquer forma o Líder tem papel fundamental na moderação dos conflitos interpessoais. O empoderamento e da tomada de decisão compartilhada sendo dos líderes ou de seus liderados, de toda forma em um conflito o Líder deverá ter papel fundamental na resolução ou amenização desses conflitos. Infelizmente este tipo de questão como várias do cespe tem dupla interpretação, tem duas respostas, o que nos resta é deixar em branco ou marcar uma resposta e rezar para que o examinador tenho escolhido a alternativa conforme a sua resposta. É uma vergonha essas questõse do CESPE subjetivas, com dupla intepretação.
.
LUIZ CLAUDIO
-
FIXANDO:
Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.
O PAU DA COMENDO, DECIDE VOCÊ.
-
Fogo no parquinho? Líder resolve!
GAB. ERRADO
-
Pelo que entendi do comentário da professora, em uma situação de conflito, o líder não tem papel decisivo na moderação do conflito. Ele pode sim intervir, mas não é um papel decisivo. Além disso, se fosse decisivo como afirma a frase, não faria sentido afirmar que a participação do líder possibilitaria o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada. (realmente não há coerência nessa afirmação, há uma mistura de termos sem qualquer relação).
-
Questão Cespe, essa é da Banca. Apesa da polêmica, vale ressaltar que enunciado não diz que os líderes assumem papel decisivo na solução do conflito, diz que os líderes assumem papel decisivo na moderação", e isso é verdade. É difícil marcar errado em uma assertiva tão razoável.
-
Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação = OK, EM SITUAÇÕES DE BRIGA O LÍDER PODE ATUAR COMO MODERADOR, AJUDANDO NA RESOLUÇÃO DA BRIGA.
o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada. ERRADO, NÃO EXISTE RELAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DA BRIGA E AS PESSOAS TEREM CAPACIDADE DE DECISÃO. NUMA BRIGA, DEVE EXISTIR UM MODERADOR, E PRONTO, DEIXANDO AS PARTES DE LADO, SENÃO, SE ELAS AINDA TIVEREM CAPACIDADE DE DECISÃO, CONTINUARÃO A BRIGAR, CADA UMA PROTEGENDO SEUS INTERESSES.
-
Como vou empoderar os cara que já estão brigando.??questão errada
-
Mais uma questão que o examinador não sabe se expressar e acaba prejudicando muita gente boa...
O gabarito depende do que você entende por decisivo-
1- Decisivo no sentido de DECISÃO ?
2- Decisivo no sentido de TEM GRANDE INFLUÊNCIA?
Se considerar (1) é FALSO. O Líder faz o papel de "mediador" na solução dos conflitos , mas ele não decide nada ( não cabe ao líder dizer X tem razão e Y está errado e ponto final)
Se considerar (2) É VERDADEIRO. O líder tem sim papel decisivo , pois é ele que vai fazer o meio termo , é ele que vai guiar as partes rumo à solução ( Imagina 2 situações: Coloca as duas partes que brigaram frente a frente e deixa elas sozinhas , vai chegar a algum lugar? Agora coloca as duas partes e o líder no meio , fazendo as ponderações e conciliando os dois lados, viu como é decisivo?)
Enfim , gabarito no CESPE em questões assim é sempre 80% especulação e 20% conteúdo. Segue o jogo
-
Conflitos interpessoais podem ser bons e ruins, como vai ter um conflito e haver empodaremento?? fora decisão compartilhada?
Naaaam, cespe.
GAB ERRADO
-
A cespe nunca deixaria um candidato gabaritar suas provas!!!! Acho que deve ser por isso que ele coloca uma questão assim para todo mundo ter medo dela (banca)!
-
Logo pensei, se há conflito INTERPESSOAL, como é que se chegará a um concenso para tomada de decisão?
meio complicado, não?! requer muita maturiade por parte dos liderados.
-
Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.
GAB: ERRADO
Eu pensei assim, há conflito interpessoal na empresa, logo, o líder deve intervir e resolver a situação entre os conflitantes de forma rígida/astuta/eficiente, por que motivo eu daria empoderamento para funcionários badernistas ?
-
Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.
Haynes e Marodin (1996) afirmam que “o mediador é o administrador das negociações, é quem organiza a discussão das questões a serem resolvidas”
Conforme Müller (2005b), a mediação de conflitos é uma técnica estruturada de resolução de controvérsias na qual os disputantes buscam ou aceitam a intervenção de um terceiro imparcial e qualificado, o mediador. Esse facilitador os auxilia – por meio da reabertura do diálogo – a encontrar soluções criativas e alternativas para o conflito, na qual ambos ganhem
-
Em situações de conflito interpessoal no trabalho é mais indicado que a mediação e a negociação sejam feitas por um consultor interno ou externo, não pelo líder. Além disso, nem sempre a estratégia de administração do conflito vai lançar mão do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.