-
''Treinamentos no local de trabalho, enquanto métodos de desenvolvimento de pessoas, envolvem componentes básicos que permitem a aquisição dos comportamentos esperados, como, por exemplo, objetivos e metas, modelo a ser seguido, prática e desempenho, e feedbacks.''
Treinamento é uma coisa, desenvolvimento é outra.
-
Os processos de Capacitação de pessoas envolvem: Educação -> Desenvolvimento -> Treinamento -> Instrução e Informação.
As técnicas de treinamento aplicadas no local de trabalho são:
>Rotação de cargos
>Enriquecimento de cargos/ampliação/extensão
>Treinamento por instrução no próprio cargo
>Outras: orientação da chefia, estabelecimento de metas e avaliações, participação em grupos e comitês.
O conceito de treinamento está relacionado ao desenvolvimento de competências nas atividades e atribuições do cargo atual do funcionário.
Acredito que a Avaliação do desempenho é que permitirá o alcance de objetivos e metas, prática e desempenho e feedback. E não o treinamento.
-
O erro da questão é lógico.
"(...) permitem a aquisição dos comportamentos esperados, como, por exemplo, objetivos e metas, modelo a ser seguido, prática e desempenho, e feedbacks."
Objetivos e metas não podem ser considerados comportamentos esperados.
O que se espera como vantagens na rotação de cargos é:
Ampliar as exposições da pessoa às operações da organização e transformar especialistas em generalistas.permitir aumento das experiências individuais e estimular desenvolvimento de novas ideias.proporcionar oportunidade de avaliação do desempenho mais ampla e confiável do funcionário.fonte:https://profeltonorris.wordpress.com/2015/06/24/metodos-de-desenvolvimento-de-pessoas-no-cargo-atual-rotacao-de-cargos/
-
Treinamento, Desenvolvimento e Educação.
Treinamento: visa à melhoria do desempenho nas atividades atuais realizadas pelo indivíduo.
Desenvolvimento: foca no futuro do indivíduo na organização.
Educação: propõe a formação do cidadão para a vida.
Contudo, as novas demandas do mercado de trabalho estão tornando esses conceitos cada vez mais entrelaçados.
Para alcançar os objetivos propostos, as atividades de treinamento, desenvolvimento e educação devem estar alinhadas às estratégias organizacionais, desde a etapa inicial, denominada análise de necessidade de treinamento, quando se detectam as competências a serem trabalhadas e os indivíduos que necessitam de treinamento.
-
Vannuci está errada e Daniel Ax certo.
-
Não acho que esteja errada por causa do termo "desenvolvimento", pois já vi o cespe usar junto com "treinamento" e a questão ser considerada correta porque adotaram uma visão geral de desenvolvimento.
-
Concordo com a Layanne. Treinamento é uma ação de desenvolvimento de RH , não fiquem levando tudo ao pé da letra não. Desenvolver RH é gênero , que inclui espécies como treinamento , desenvolvimento individual , desenvolvimento organizacional , educação , etc.
Quando falar: Desenvolvimento de PESSOAS / Recursos Humanos é o processo inteiro (aquele processo de DESENVOLVER da Gestão de Pessoas)
Quando falar: Desenvolvimento individual / do colaborador ai sim é a espécie - aquele desenvolvimento da pessoa de médio prazo , para desafios futuros.
-
Não acho que o cespe misturou, já vi questão na mesma metodologia ser certa.
-
Errado. Programar o treinamento significa definir seis ingredientes básicos: quem deve ser treinado, como deve ser treinado, em que, por quem, onde e quando, a fim de atingir os objetivos do treinamento.
http://www.ifcursos.com.br/sistema/admin/arquivos/17-15-51-ap0stilatecnicasetreinament0s.pdf
-
ERRADO
CESPE já adotou esse posicionamento em outros momentos:
Treinamento no Local de Trabalho: somente é treinamento
Treinamento fora do Local de Trabalho: pode ser entendido como uma forma de desenvolvimento
-