SóProvas


ID
1797682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas no setor público, julgue o item a seguir.

No modelo estratégico de gestão de pessoas, as organizações são compreendidas como um processo de construção social que ocorre por meio da influência de grupos diversos, de forma que a negociação e a resolução de conflitos assumem posição central na atuação da área.

Alternativas
Comentários
  • Certo. RIBAS apud outros autores: 

    Se uma empresa vive em ambientes cada vez mais turbulentos e menos previsíveis, as pessoas que nela trabalham passam a ser imprescindíveis para a sobrevivência da organização. As ações necessárias são diretamente dependentes da força de trabalho interno. Assim, obter a cooperação dos trabalhadores passa a ser algo necessário para o alcance dos resultados.

    Para Tonelli, Lacombe e Caldas (2002), é desse movimento que se origina a prescrição da descentralização da gestão de recursos humanos, que começa a ser entendida como uma atividade que deveria estar parcialmente na função de RH e na atuação do dia a dia de cada gestor de pessoas.

    Encontra-se em várias empresas brasileiras uma área de RH atrasada se comparada às do exterior. Observa-se, entretanto, um novo movimento acontecendo no ambiente empresarial (seja nacional, seja internacional). A busca de orientação estratégica para as políticas e as práticas de RH passa a ser o novo conceito articulador do modelo de gestão de pessoas por competência

  • De acordo com a explicação das professora Aline Simionato:

     

    ITEM ERRADO.

     

    No modelo político de gestão de pessoas (e não no modelo estratégico) as organizações são compreendidas como um processo de construção social por meio da influência de grupos diversos, de forma que a negociação e a resolução de conflitos assumem posição central na atuação da área.

    Outras características desse modelo são:

    - Decisões racionais e éticas referindo-se à resolução de conflitos, à obtenção de consenso e às questões de poder;

    - Indivíduos vistos como atores políticos válidos com potencial de desenvolvimento positivo buscando concretizar ativamente seus próprios interesses

  • GAB: ERRADO.

     

    Tal conceito econtra-se fundamentado no modelo político de gestão de pessoas, conforme esclarecido pela colega Juliana Alves.

     

    Quando a questão nos fala em Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas, estas são as palavras-chaves:

     

    - Visão sistêmica;

    - Ser um agente da estratégia;

    - Disseminar a estratégia;

    - Criar comprometimento;

    - Trabalhar a motivação;

    - Liberdade no mercado de trabalho;

    - Programas de desenvolvimento diversos;

    - Pessoa como colaborador;

    - Gestor como estrategista.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

  • TRATA-SE DO MODELO POLÍTICO, E NÃO ESTRATÉGICO.

     

     

    MODELO POLÍTICO: ÊNFASE NA SOLUÇÃO NEGOCIADA DE CONFLITOS DE INTERESSES POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO (DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS CONTINGENCIAIS, MUTÁVEIS).

     

    MODELO ESTRATÉGICO: ÊNFASE NO ALINHAMENTO ENTRE OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS (A ATUAÇÃO NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS É AMPLA, ENVOLVENDO TODOS OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • RESUMO RÁPIDO

     

    1- INSTRUMENTAL: Ênfase no resultado e na dimensão técnica – utilização de práticas como descrição de cargos , recrutamento , seleção , qualificação , avaliação de desempenho

     

    2- POLÍTICO: Ênfase na solução negociada de conflitos, por meio da participação – definição de políticas e práticas de gestão de pessoas contingenciais e mutáveis

     

    3 – ESTRATÉGICO: Ênfase no alinhamento entre objetivos organizacionais e políticas e práticas de gestão de pessoas – A atuação da area de gestão de pessoas é ampla, envolvendo todos os processos organizacionais.

  • Modelo político.

  • SÓ SEI QUE NADA SEI...

  • Sério velhoooooooooo... dá vontade de gritar de ódio.